O papel de parede pode ser instalado em lugares não convencionais, como cozinha, banheiro e até no teto.
O papel de parede pode ser instalado em lugares não convencionais, como cozinha, banheiro e até no teto.| Foto: Marcelo Stammer / Divulgação
  • Por JVN Products
  • 13/07/2020 14:26

Para mudar a decoração da sua casa ou apartamento, uma das primeiras ideias que vem à mente é uma reforma. Mas saiba que toda a demora, alto custo e sujeira podem ser substituídos por um elemento só: o papel de parede. Versátil, com preço acessível e de rápida aplicação, ele é uma opção para você mudar completamente um ambiente.

"Os papéis de parede podem se adaptar ao seu estilo de vida e resolver diversas situações e diversos problemas na sua casa, que às vezes você até acha que não têm solução. Mas dá sim para usar o papel de parede na grande maioria dos casos", explica Mariana Gaião, diretora de marketing da JVN.

Ao decidir colocar um papel de parede, é preciso pensar em quatro pontos essenciais: o ambiente, a aplicabilidade, a personalização e o tipo de produto, prestando atenção principalmente nas certificações e selos que cada um tem.

Mariana Gaião explica, em uma websérie de quatro vídeos, tudo o que você precisa saber sobre papel de parede.

Ambiente

Na hora da escolher um produto, pense primeiro no ambiente que você quer decorar. Se é interno, externo, se entra pouca ou muita luz. Também leve em conta como são os seus gostos quando escolhe objetos de decoração.

Nem sempre a cor escura do papel de parede traz uma sensação pesada. Se aliado a móveis ou ambientes em que haja mais luz, ele pode se encaixar perfeitamente. No vídeo abaixo você vai entender um pouco mais sobre a escolha certa para cada tipo de ambiente.

Aplicabilidade

Dá para colocar papel de parede na cozinha, lavanderia, no banheiro e até no teto? Segundo Mariana Gaião, dá sim. É possível aplicar em praticamente todos os ambientes, inclusive os externos. "Tem produtos que resistem ao fogo e a gente consegue limpar sem grande dificuldade. Com o cuidado certo, eles podem durar por muito tempo", diz.

Veja como aplicar da maneira correta e ter um baixo custo de manutenção.

Certificações de qualidade

Ter o papel de parede certo para a sua necessidade, requer atenção na hora de verificar os selos de qualidade e o que cada símbolo que ele contém significa. Mariana explica que os códigos são mundiais, ou seja, independentemente de qual marca ou país venha o produto, é possível identificar o que cada um quer dizer.

No vídeo abaixo, você conhece todos os símbolos e consegue escolher de forma segura aquele que se encaixa melhor ao estilo de vida.

Personalização

Na hora de personalizar, é preciso entender duas diferenças básicas entre papel de parede e painel de parede. "Os papéis de parede são fabricados a partir de um cilindro. As impressões digitais, que são painéis de parede, podem ser feitas sobre uma base de papel de parede, ou outra base, como as adesivas", explica Mariana.

Apesar de existir um tamanho pré-diagramado, há a possibilidade de criar desenhos que se adequem à parede em que será aplicada. Assim as emendas ficam imperceptíveis. No último vídeo da websérie, veja como deixar o papel de parede com a sua cara.