Qual a diferença entre lance e proposta?
| Foto: Divulgação
  • Por Kronberg Leilões
  • 26/10/2020 17:00

Lance é exatamente aquele movimento que faz o lançador, aquele que está participando do leilão. Sua origem remonta à Antiga Roma em que lançava-se uma hasta, uma lança, por isso aí a terminologia Lance, Hasta Pública, Lançar, Arrematar. Lance é aquela participação no leilão, com superação de lances entre os participantes, em ambiente presencial ou via internet. Aquele que der o maior lance é o vencedor, então considera-se como arrematante. Este então é o valor de arremate.

Novo Código de Processo Civil

O que temos como proposta no novo Código de Processo Civil, é que antes do início do leilão, propostas para arrematação a prazo podem ser feitas e encaminhadas ao leiloeiro antes do início do leilão, não menos que o valor da avaliação no 1º leilão e não menos do que o valor admitido pelo juízo, para que não seja considerado um preço vil( valor amesquinhado, desprezível) antes do início do 2º leilão.

Então, fica aí a dica: se todas as condições do leilão lhe agradam, participe fazendo seu lance. E o lance já pode ser feito na internet com muita antecedência. Agora, se há algo diferente que você gostaria de propor, utilize o formulário de proposta. Agora muito cuidado: a proposta não inviabiliza o leilão e seu arremate. Ou seja, verificando que há um imóvel de 1 milhão de reais que em segundo leilão o juiz determinou que no segundo leilão deve ser ofertado a partir de  600 mil reais como lance inicial, e esse valor não é atrativo, tem a possibilidade de encaminhar proposta, por exemplo,  de 500 mil reais em 30 parcelas com 25% de sinal. Entretanto, se for arrematado por exemplo por 600 mil reais, à vista, ou a prazo, a proposta encaminhada sequer será analisada. E mesmo que ninguém tenha ofertado os 600 mil, não significa que sua oferta será aceita. Avalie se o preço mínimo é atrativo e não perca oportunidade. As propostas também podem se superar. Proposta é quando você vai fazer da forma parcelada e não tem interesse em dar um lance naquele momento do leilão. Entretanto, muitos leilões admitem lances à vista e lances a prazo, então não é porque é a prazo que tem que ser proposta e não lance.

Cadastre-se no site da Kronberg Leilões e tenha acesso a todas as oportunidades em andamento. Faça sua proposta e dê o seu lance: www.kronbergleiloes.com.br

Assista ao Helcio Kronberg explicando sobre o tema: