Mitos e verdades sobre a radiação nos exames radiográficos
| Foto: Divulgação
  • Por Labrades Radiologia
  • 25/10/2019 12:24

Você já parou para pensar em como estamos expostos à radiação no mundo atual? O sol que dá vida ao nosso planeta, por exemplo, é fonte de radiação solar que chega a nós na forma de luz e calor. Quando falamos de radiação, falamos de toda forma de energia transmitida em ondas. A luz, o som, os sinais de rádio entre outras. São todos exemplos de ondas. É similar ao que ocorre, por exemplo, quando você está observando um lago tranquilo e lança uma pedra na água. É possível notar que, no ponto que a pedra atinge a água irradia ondulações em círculos.

O raciocínio é o mesmo para todas as ondas de radiação, inclusive para a radiação eletromagnética, tão presente em nosso cotidiano, até mesmo na tela que você usa para ler esse texto. Os diferentes tipos de radiações eletromagnéticas são diferenciados por seu comprimento de onda. As radiações eletromagnéticas partem do alto, com ondas de transmissão de rádio, que possuem longos comprimentos. Essas ondas podem ter de um centímetro a milhares de metros.

Outras formas de radiação as quais estamos expostos são os raios X, que têm comprimentos de onda menores e que são usados em exames de diagnósticos na medicina e na odontologia. Os raios X são muito importantes para os seres humanos, pois têm um papel crucial na análise de tecidos que apresentam menor densidade. A energia liberada por essa forma de radiação permite que as radiografias sejam feitas e empregadas em tratamentos diversos.

O uso dessa radiação é fundamental na área da saúde, mas requer cuidados específicos, como a obrigatoriedade da proteção radiológica nas instituições e clínicas que realizam estes exames. Essa proteção deve ser assegurada tanto para os pacientes quanto para os profissionais que trabalham com o uso da radiação a serviço da humanidade.

Como usar a radiação com segurança para o ser humano?

Atualmente, o uso da radiação em exames diagnósticos envolve riscos menores aos pacientes. Graças às barreiras de proteções radiológicas, é possível operar equipamentos de radiação X com mais segurança, obedecendo aspectos importantes, como:

  • Uso de avental de chumbo
  • Uso do protetor de tireoide
  • Instalação de biombos de chumbo ou paredes
  • Realização de levantamento radiográfico para verificar radiação de fuga
  • Obrigatoriedade da realização de dosimetria para os profissionais que atuam com radiação
  • Calibração periódica dos equipamentos de raios X
  • Entre outras medidas essenciais

Todos estes cuidados são adotados em clínicas radiológicas de excelência. Um exemplo é o Labrades, localizado no centro de Curitiba, com mais de 50 anos de experiência na área da radiologia.

A instituição é especializada e trabalha em parceria com os cirurgiões dentistas para proporcionar saúde bucal com máxima segurança e conforto para os pacientes. No Labrades, a precisão e os bons resultados dos exames radiológicos são colocados a favor dos diagnósticos e tratamentos dentais.

O Labrades atua com exames radiológicos de ponta e é pioneiro nos controles de biossegurança, radioproteção e no uso da leitura de dosimetria para a segurança de nossos pacientes e técnicos.

Seriedade e competência a favor da boa odontologia!

O Labrades é uma clínica radiológica parceira dos dentistas de Curitiba, atuando com seriedade e competência. Aproveitando que hoje é 25 de outubro, Dia do Dentista, o Labrades parabeniza todos os profissionais cirurgiões dentistas pela arte de proporcionar a saúde bucal!

Conheça a Labrades Radiologia: