• Por Labrades Radiologia
  • 13/02/2020 14:23

As dores faciais são uma das mais incômodas do corpo. Elas podem ter início em qualquer parte, e muitas vezes, encontrar a região que iniciou o incômodo pode se tornar uma tarefa complicada.

O primeiro passo que devemos dar é tentar identificar as causas das dores (principalmente se forem contínuas) para conseguir fazer um diagnóstico prévio antes de ir ao especialista.

Porém, as dores no rosto geralmente estão intimamente ligadas a outras doenças que, muitas vezes, não possuem ligação direta com a face da pessoa. Entenda abaixo quais são as principais causas das dores faciais.

ATM

A articulação temporomandibular, conhecida como disfunção da ATM, é uma das mais complexas do corpo do ser humano. Isso porque ela é a única articulação móvel do corpo e um dos principais motivos para os desconfortos faciais começarem a aparecer, além de poderem afetar músculos mastigatórios.

Qualquer problema que chegue a impedir suas funções ou não esteja adequado ao funcionamento, ganham o nome de Disfunção da ATM, ou seja D-ATM. Números divulgados em pesquisas realizadas pelo doutor Dráuzio Varela, apontam também que 97% das pessoas que apresentam D- ATM, sentem algum tipo de desconforto facial recorrente.

Ainda falando de estatísticas, esse sintoma aparece de maneira mais comum em mulheres do que em homens. Geralmente a D- ATM está relacionada com fatores estruturais do corpo como desgaste na coroa dos dentes (bruxismo), lesões traumáticas e até mesmo próteses mal adaptadas.

Além de apresentar sintomas odontológicos, ela pode se manifestar no sistema auditivo podendo ocasionar dificuldades como zumbidos, tontura, vertigem, perda de visão repentina e até prejudicando a qualidade de sono do paciente.

Qual profissional pode ajudar?

Apesar de apresentar sintomas fortes, a D-ATM pode ser tratada desde que seja diagnosticada de maneira correta e tenha o complemento de alguns profissionais quando necessário.

Para isso, basta procurar médicos que estejam intimamente ligados com as dores faciais. Eles poderão ser cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e até mesmo neurologistas (dependendo da complexidade do caso).

Como diagnosticar?

Para conseguir diagnosticar a D-ATM e qualquer outro problema mais grave envolvendo dores no rosto, é necessário que o profissional cuidando do caso peça um exame radiológico para conseguir avaliar a causa das dores.

Geralmente esse exame é solicitado por cirurgiões dentistas e neurologistas. O importante é que você confie no diagnóstico do profissional e conte com uma empresa especializada em radiologia.

O Labrades é uma Clínica de Radiologia Odontológica  em Curitiba, centro de referência em exames desde 1967. A Clínica além de realizar exames para colaborar no disgnóstico das D-ATMs com imagens de alta qualidade, trabalha com outros exames radiográficos e é uma referência em Curitiba.

Dentistas Responsáveis:

Dra. Katia Beatriz Benites Gugisch – CD. Radiologista
Dra. Caroline Gugisch Klein - CD. Radiologista