Dia do homem: quais os principais cuidados para manter a saúde masculina em dia?
| Foto:
  • Por Lanac
  • 14/07/2021 00:00

Como você está de saúde? Para a maioria dos homens, responder a essa pergunta é um verdadeiro desafio. Isso porque a ida regular ao médico ainda é um tabu presente na saúde masculina.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens brasileiros vivem cerca de 7 anos a menos que as mulheres, além de apresentarem um índice maior de doenças. A fim de mudar essa estatística, a data de 15 de julho é dedicada ao Dia do Homem no Brasil.

Além do cuidado com a saúde masculina através da conscientização sobre a prevenção de doenças,a iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) também propõe o debate sobre a igualdade de gênero nas construções familiares, na educação dos filhos e também na comunidade.

O Dia do Homem, em paralelo ao novembro azul, faz parte do ciclo de campanhas que tem como principal objetivo reduzir a mortalidade dos homens.

Ao alertar para a importância do cuidado com a saúde masculina, cresce a busca pela assistência médica capaz de oferecer melhores condições de vida aos homens.

Os principais cuidados com a saúde masculina

A busca tardia pelo serviço de saúde é uma das principais causas que levam os homens a apresentarem doenças em estágio avançado logo na primeira ida ao médico.

Na grande maioria das vezes, a consulta com o especialista por parte dos homens é resultado da influência da mulher, dos filhos ou pessoas próximas que o paciente sente mais segurança para falar sobre estes assuntos.

Para rever esse quadro e eliminar o tabu que existe em torno dos cuidados, o LANAC - Laboratório de Análises Clínicas trabalha com um atendimento personalizado entre médico e paciente, garantindo o conforto e a privacidade necessária para os principais cuidados médicos. (acho que não tem muito sentido, uma vez que o LANAC não indica exames...)

De acordo com o Ministério da Saúde, através da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, é recomendado que a partir dos 20 anos de idade, o homem comece a medir a glicose para verificar o nível de açúcar no sangue.

Ainda nessa faixa etária é sugerido seguir com a realização de exames de pressão arterial, colesterol e também de doenças sexualmente transmissíveis. Já aos 50 anos de idade, homens que apresentam histórico de câncer de próstata na família, devem realizar o exame regularmente.

Segundo o histórico de saúde masculina no Brasil, é possível identificar que as doenças que mais atingem os homens são infarto, derrame, colesterol alto, pressão alta, doenças mentais, além do câncer de pulmão e de próstata.

Com esses dados, os especialistas conseguem identificar com mais facilidade as doenças mais recorrentes nos pacientes e assim trabalhar com estratégias de prevenção.

Exames essenciais para saúde masculina

O melhor caminho paracuidar da saúde masculina é através da prevenção. Além de seguir com o acompanhamento médico, manter os exames em dia é uma forma segura de eliminar a suspeita do surgimento de doenças.

Um levantamento doInstituto Nacional de Câncer (INCA) revelou que mais de 69 mil casos de câncer de próstata foram diagnosticados apenas no ano de 2019. A doença fica atrás apenas do câncer de pulmão e de pele, que são os mais comuns na população masculina do país.

Assim como em outras doenças, o diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta as chances de cura. Para isso é recomendado a realização de dois exames: o toque retal e o PSA.

Precisa realizar o PSA? Dirija-se à unidade do LANAC mais próxima de você!

O toque retal é o exame básico na saúde masculina que serve para identificar algum tipo de alteração na próstata. Caso a alteração seja confirmada, o médico encaminha para a realização da Dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA).

Esse marcador, disponível para realização no LANAC, é um dos mais solicitados por médicos em todo o mundo para apontar inflamações, traumas na próstata e crescimento benigno da glândula.

Segundo o especialista em bacteriologia do LANAC, Marcos Kozlowski, o exame sozinho não é capaz de detectar o câncer, mas sim de apontar o aumento e problemas no funcionamento da próstata.

“A dosagem do PSA é realizada através de uma amostra de sangue. Geralmente, até 4 ng/ml do antígeno é considerada uma taxa normal. Acima disso, o paciente realiza um novo PSA, além de exames complementares para determinar a origem do aumento”, explica o profissional.

O exame deve ser realizado sempre por indicação médica para determinar o diagnóstico da doença e dar início ao tratamento mais adequado para o caso.

O LANAC é o laboratório de análises clínicas que é referência entre os paranaenses, com unidades espalhadas em mais de 60 pontos do Estado, com atendimento personalizado e mais de 2 mil tipos de exames disponíveis.