Laboratório especializado em análises clínicas é referência em tecnologia e inovação na área médica em Curitiba
| Foto:
  • Por Lanac
  • 02/06/2021 14:49

O cuidado com os pacientes, aliado à inovação e à excelência técnica sempre fizeram parte doLANAC - Laboratório de Análises Clínicas. Ao completar 30 anos de história, o laboratório especializado vive um momento de crescimento no atendimento ao público paranaense.

A história do LANAC teve início ainda em uma pequena sala dentro do Hospital das Nações. À frente do posto, os bioquímicos Marcos Kozlowski e Elisete Sabedotti, se revezavam para atender as demandas do hospital. Dos 1.500 exames mensais, de lá para cá, a empresa deu um saldo, alcançando a marca de 650 mil exames realizados por mês. Atualmente, a bioquímica Talita Sabedotti divide a direção do laboratório com os dois fundadores.

Ainda no ano de 2010, com um investimento de 3 milhões de reais, o laboratório especializado inaugurou sua sede central na Rua Itupava, 998, hoje considerado o maior centro de análises clínicas de Curitiba.

“Percebemos uma carência por esse serviço na cidade, com um atendimento mais próximo, já que os principais concorrentes eram grandes marcas de fora. Hoje, mesmo com o crescimento, conseguimos atender cada cliente com atenção, tirar dúvidas, conversar com o médico e oferecer atendimento personalizado”, conta o sócio-diretor do LANAC, Marcos Kozlowski.

Com a instalação da sede em Curitiba concluída, em 2017 o LANAC chegou com um amplo espaço à cidade de Paranaguá, no litoral do Paraná. Já nos últimos três anos, as cidades de Antonina, Praia de Leste, Pontal do Paraná e Guaratuba também passaram a contar com unidades do laboratório especializado.

Laboratório completa 30 anos no atendimento à saúde do paranaense. Clique e conheça!

Ao todo, hoje, são 63 unidades do LANAC espalhadas em diversos bairros da capital, além da Região Metropolitana, Ponta Grossa, Palmeira e Rio Branco do Sul. Um dos diferenciais do laboratório é o serviço de atendimento às demandas hospitalares e ambulatoriais na capital.

Em Curitiba, o LANAC também conta unidades localizadas dentro dos principais hospitais da cidade, a exemplo do Hospital das Nações, Hospital Pilar, Instituto de Neurologia de Curitiba – Hospital INC, Hospital do Rocio, Santa Casa, Hospital Vita Curitiba, Hospital Vita Batel e Hospital da Cruz Vermelha Curitiba.

Crescimento a favor da saúde dos curitibanos

Atualmente, o LANAC conta com a oferta de mais dois mil tipos de exames, para atender às principais necessidades de seus pacientes. Além disso, o laboratório especializado realiza coleta domiciliar, presta assessoria científica para médicos e ainda recebe exames de 25 parceiros, servindo como apoio médico.

LANAC análises clínicas
Experiência e tecnologia para oferecer mais de 2 mil tipos de exames para você.| LANAC

Com a chegada da pandemia de COVID-19, o laboratório viu a oportunidade de ampliar a prestação de serviços, com a oferta do teste capaz de detectar o Sars-CoV-2, todos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

“Entre junho e setembro, fizemos em média 6.600 testes mensais para coronavírus. De outubro a dezembro, registramos aumento de 50% no número de exames, chegando a 10 mil testes realizados em dezembro, entre sorológicos e RT-PCR. O último, é realizado em parceria com o Genoprimer, laboratório especialista em diagnóstico molecular”, explica  Kozlowski.

Com a alta demanda de testagem, o LANAC investiu no crescimento mais uma vez, agora com Cobas E 801, equipamento que permite duplicar a capacidade de realização de testes, sem a necessidade de ampliar a estrutura física do laboratório especializado.

Assim como na medicina, o resultado da dedicação é preciso: o LANAC fechou 2020 com um crescimento de 8%, além de expectativa de aumentar em 10% a capacidade de exames realizados para 2021.

“A alta da demanda pela testagem da doença garantiu que passássemos pela pandemia sem diminuir o quadro de colaboradores. Fechamos 2020 com mais de 500 profissionais contratados”, ressalta o empresário.

Com qualidade no atendimento e postos de coleta espalhados por toda Curitiba, o LANAC também realiza testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e  certificação ISO 9001/2015 atualizada desde 2004. Acesse o site do laboratório e encontre a unidade mais próxima de você.