Bebida e direção não combinam, mas saiba que você pode recorrer da multa por embriaguez.
Bebida e direção não combinam, mas saiba que você pode recorrer da multa por embriaguez.| Foto: Shutterstock
  • Por Liberty Multas
  • 22/11/2023 18:12

Beber e dirigir são ações que não combinam, tanto para quem está atrás do volante quanto para os outros no trânsito. Como o álcool altera os sentidos, essa atitude põe em risco a segurança de todos, a começar pelo motorista, que pode gerar graves acidentes e ainda ter problemas com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Esta transgressão merece atenção especial por ser uma das principais causas de acidentes no Brasil, ao lado de outros fatores como falta de atenção, desobediência à sinalização, velocidade incompatível e negligência que ocasionam problemas mecânicos.

Pensando nisso, criamos este guia com as principais informações a respeito de multas por embriaguez, baseado na Lei Seca, vigente desde 2008 em nosso país que visa conscientizar e gerar punições duras para quem for pego dirigindo embriagado. Vamos esclarecer detalhes das normas de trânsito a esse respeito, os valores das multas e como é possível recorrer delas.

Recebeu uma multa de trânsito e quer recorrer? Clique aqui para saber mais!

Multa por embriaguez: qual o valor?

A legislação atual considera que a presença de qualquer quantidade de álcool no sangue do motorista configura infração de trânsito gravíssima. A punição para esta penalidade chega a R$ 2.934,70. O valor pode ser redobrado se o motorista reincidir dentro do período de um ano da primeira punição.

Quando um motorista é barrado em uma blitz da Lei Seca, um agente responsável pela fiscalização do trânsito pode solicitar que ele realize o teste do bafômetro, que constata a presença ou não de álcool no organismo.

Vídeos e fotos também configuram provas de embriaguez, bem como bafo etílico, andar cambaleante, fala enrolada e outros sinais. Se o motorista tiver mais de 6 decigramas de álcool

por litro de sangue ou 0,3 miligramas de álcool por litro de ar alveolar, sua infração também pode ser enquadrada como crime de trânsito. A recusa em fazer o teste do bafômetro também pode gerar esta punição. Em caso de teste positivo, o motorista pode ser punido com a multa e as consequências a seguir.

Outras penalidades por dirigir embriagado

Não é só com ônus financeiro que o motorista que dirige embriagado tem que se preocupar. De acordo com o CTB, quem comete esta infração também sofre com a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses, além de ser obrigado a fazer um curso de reciclagem em uma autoescola.

E caso reincida dentro de um ano, a suspensão da carteira de motorista dá lugar à cassação do direito de dirigir pelo período de 24 meses (somando suspensão e cassação).

Como recorrer da multa por embriaguez?

O ideal é nunca misturar álcool e direção. Mas caso você seja multado por dirigir sob influência de álcool, confira este passo a passo de como pode recorrer e até cancelar a penalidade. O processo pode ter três etapas:

Apresentação da Defesa Prévia:

Neste primeiro grau de defesa, é necessário atentar para formalidades, como possíveis erros protocolares na emissão do Auto de Infração. Por exemplo, é possível questionar se o bafômetro passou por teste de qualidade do INMETRO, o que é obrigatório a cada 12 meses, ou averiguar se os dados do veículo que chegaram na notificação correspondem aos do seu. O prazo dessa fase é de pelo menos 30 dias do recebimento da notificação.

Recorrer em primeira instância ou JARI

Caso a Defesa Prévia seja negada, você deve apresentar um recurso mais elaborado, baseado no CTB, e encaminhá-lo à Junta Administrativa de Recurso de Infrações do órgão autuador.

Recorrer em segunda instância ou CETRAN

Se o recurso em primeira instância na JARI for negado, é necessário argumentar de forma ainda mais aprofundada que na fase anterior, já que esta é a última chance de cancelar a multa. É necessário atentar-se aos prazos de envios de documentos. Caso contrário, seu pedido não será analisado. É importante contar com a ajuda de profissionais experientes na área de recursos de multas para aumentar sua chance de sucesso em qualquer uma destas etapas.

Não fique sem dirigir

Se precisar de uma empresa que é referência em recursos de multas de trânsito, inclusive por embriaguez, conte com a Liberty Multas.

Temos uma equipe especialista em Direito do Trânsito para atender o cliente e fazer cada defesa de forma personalizada. Também disponibilizamos um departamento exclusivo com profissionais que monitorarão seu processo do início ao fim. Na Liberty Multas, a primeira consulta para análise do seu caso é gratuita.

A Liberty atende de forma online em todo o país e conta com escritórios com atendimento presencial. Entre em contato agora mesmo e nos consulte para fazer o recurso de sua multa de trânsito.

(44) 3523-1219
www.libertymultas.com.br
@libertymultas