De uma experiência na adolescência a um grande negócio.
De uma experiência na adolescência a um grande negócio.| Foto: Divulgação
  • Por Lovato
  • 06/07/2021 19:00

O que faz um pequeno negócio prosperar entre tantos concorrentes? A resposta para essa pergunta não é tão simples, mas ter paixão pelo negócio, possuir uma boa relação com fornecedores, conhecer bem o mercado e oferecer a melhor experiência possível para os clientes são ações que, certamente, atraem o sucesso.

Foi exatamente isso que a Lovato Móveis fez ao longo de toda a sua trajetória. Criada no início dos anos 2000 por Ricardo Lovato, a pequena empresa tipicamente paranaense evoluiu e ganhou o mundo.

“Comecei como aprendiz de artesão, aos 16 anos, e logo já estava com uma pequena oficina montada nos fundos da casa dos meus pais, onde trabalhava com meu irmão e um amigo. Infelizmente, essa primeira empreitada empreendedora não deu certo, mas, em 2002, recomecei e iniciei os primeiros trabalhos como artesão”, conta Ricardo Lovato.

O que teve início como uma experiência para um jovem adolescente se transformou em um negócio sério. Em pouco tempo, a Lovato começou a produzir peças para fabricantes locais, no sistema de terceirização. Em 2006, a empresa foi oficialmente aberta, com o nome Lovato Art Móveis.

Desbravando o mercado nacional e internacional

A grande virada da empresa aconteceu em 2008, quando a Lovato passou a se dedicar a uma coleção de móveis outdoor, que possibilitou a expansão das vendas para estados como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Já em 2011, após investimentos e expansão da área de produção, a empresa lançou seu primeiro catálogo de móveis.

Conheça as coleções exclusivas da Lovato para a sua casa.

“Em 2016, lançamos uma linha focada em alto padrão, com móveis de madeira cumaru, alumínio, tela sling e fibras sintéticas. Nossa primeira e inesquecível aparição em uma grande vitrine do mercado nacional foi durante a 6ª edição da Feira ABUP Móvel, neste mesmo ano”, relembra Ricardo Lovato.

Depois disso, a empresa começou a acumular bons resultados e metas alcançadas. Em 2019, a Lovato Móveis chegava à maior feira de design e mobiliário do mundo: o Salão do Móvel de Milão, na Itália.

Todos os móveis são manufaturados e feitos com matéria-prima selecionada.
Todos os móveis são manufaturados e feitos com matéria-prima selecionada. | Divulgação

Por meio de parcerias com designers consagrados, a marca conquistou relevância e começou a participar de grandes eventos nacionais e internacionais, como a Design Weekend de São Paulo, o Festival Internacional de Arte de São Paulo e o Salone del Mobile de Milão, na Itália.

Uma empresa familiar que conquistou o mundo

A Lovato é uma empresa familiar que cresceu graças ao esforço, dedicação e visão de mercado de pessoas que verdadeiramente amam o setor moveleiro artesanal. Hoje, a marca paranaense está presente em vários países e já passou pela apreciação de designers famosos.

Segundo Ricardo Lovato, fundador e diretor do negócio, a base de todo bom produto vem de sua matéria-prima e a Lovato investe no que há de melhor no mercado.

“Nós fabricamos móveis de alto padrão para áreas externas residenciais e comerciais. Todo o nosso mobiliário é 100% manufaturado e feito para resistir. Nossos fornecedores, nacionais e internacionais, são escolhidos a dedo”, explica.

Móveis com classe, beleza e conforto

A Lovato Móveis trabalha com um amplo catálogo de produtos, que conta com aparadores, acessórios, balanços, bancos, banquetas, cadeiras, chaises, espreguiçadeiras, mesas, poltronas, sofás, entre outros móveis.

As peças são feitas de forma artesanal e com materiais nobres, como madeiras certificadas, tricô, cordas, fibras sintéticas e metais. Os móveis Lovato são marcantes, têm design técnico e criação afetiva, com resultados impactantes e muito conforto e beleza. Confira os produtos da marca no site oficial.

| Divulgação