Com os cuidados certos, você aumenta a durabilidade dos móveis, além de deixá-los sempre com cara de novo.
Com os cuidados certos, você aumenta a durabilidade dos móveis, além de deixá-los sempre com cara de novo.| Foto: Divulgação
  • Por Lovato
  • 06/07/2021 20:16

Os móveis de varanda e jardim são aqueles que encaram todo tipo de clima e condição, como vento, poeira e chuva. Para que essas peças sejam conservadas e mantenham a aparência de novas, é fundamental adotar alguns cuidados específicos.

As principais dicas de manutenção para móveis usados na piscina, na área de lazer e churrasqueira, na varanda e nos jardins estão relacionadas à rotina de limpeza e ao controle de alguns fatores externos. Existem recomendações específicas para cada material, como madeira, corda náutica, tricô náutico, fibra sintética, tela sling e até de alumínio.

Cuidados especiais com móveis outdoor

Os móveis outdoor vêm ganhando cada vez mais espaço na decoração de casas de campo, praia e também nas residências localizadas em áreas urbanas. A grande procura por esse tipo de peça é justificada pelo fato de os brasileiros estarem cada vez mais interessados em imóveis com varandas e espaços externos.

Está criando um ambiente na área externa da sua casa? Conheça os móveis handmade criados pela Lovato.

Móveis que ficam muito tempo expostos ao sol e à chuva, por exemplo, devem receber uma atenção especial, já que, no longo prazo, podem apresentar danos como despigmentação e rachaduras.

Veja as principais dicas de manutenção da Lovato Móveis para madeira, corda náutica, tricô náutico, fibra sintética, tela sling e alumínio!

Conservação de móveis de madeira

Os móveis de madeira precisam ser higienizados regularmente para a remoção de poeira. É preciso limpar as peças com um pano levemente umedecido e, em seguida, passar um pano macio e seco para evitar que, com o tempo, a sujeira fique impregnada nos móveis.

Além disso, essas peças exigem a aplicação de um impermeabilizante ou outro produto sugerido pelo fabricante com intervalos de, no máximo, dois meses. Esses produtos formam barreiras protetoras contra o sol e a chuva.

Seja madeira, alumínio ou fibras naturais, cada um dos materiais precisa de cuidados específicos, para que o móvel não fique prejudicado.
Seja madeira, alumínio ou fibras naturais, cada um dos materiais precisa de cuidados específicos, para que o móvel não fique prejudicado.| Divulgação

Cuidados com móveis de corda náutica, tricô náutico, fibra sintética e tela sling

Os móveis de corda náutica, tricô náutico, fibra sintética e tela sling podem ser limpos com uma simples solução de sabão neutro e água. A limpeza pode ser realizada com um pano macio e com uma escova de cerdas suaves, no caso dos móveis com tranças e tramas.

Estas peças de nunca devem ter contato com produtos abrasivos. O ideal é que esses móveis não fiquem diretamente expostos à umidade e à chuva.

Poltronas
Poltronas| Divulgação

Proteção para móveis de alumínio

O alumínio é um metal resistente. Para a proteção dos móveis feitos com esse material, basta realizar a limpeza semanal com sabão neutro e água. Eventualmente, os móveis de alumínio também podem receber uma limpeza com silicone líquido ou cera automotiva.

Cadeira
Cadeira| Divulgação

Já os móveis com corda e tricô náutico precisam de uma atenção, para que sejam preservados e durem mais tempo. O ideal é lavar apenas com água e sabão neutro, com escova de cerdas macias, deixando secar bem após a limpeza em local seco, fresco e fora da luz direta do Sol.

Além disso, não é recomendado o uso de abrasivos ou produtos químicos, nem as máquinas de pressão, como as waps.

Outra forma de garantir a duração dos móveis é investir em uma capa protetora, que protege da umidade, da chuva, dos raios solares e da variação de temperatura.

Acabamentos que possuem mais durabilidade e fácil manutenção

Alguns móveis possuem acabamentos que são mais indicados para áreas externas. O alumínio, o inox, a madeira e a fibra natural são ótimos para as decorações em ambientes outdoor.

A Lovato Móveis trabalha com mobiliário de altíssima qualidade e com design refinado, fabricado para durar e resistir ao tempo. Conheça os produtos e aplique todas estas dicas de conservação para aumentar a vida útil dos seus móveis.

Capa protetora
Capa protetora| Divulgação