Para escolher as banquetas certas, é fundamental considerar a decoração da sua casa como base, além de verificar se a altura oferece o conforto necessário.
Para escolher as banquetas certas, é fundamental considerar a decoração da sua casa como base, além de verificar se a altura oferece o conforto necessário.| Foto: Divulgação
  • Por Lovato
  • 06/07/2021 19:56

Se você está preparando a decoração da sua casa, buscando itens que otimizem o espaço e sejam funcionais, é essencial encontrar as melhores opções de banqueta para seu ambiente, pensando em conforto, durabilidade e nos materiais que vão atender às suas expectativas.

Para saber como escolher banquetas, você pode analisar melhor o material usado na construção delas:  temos as opções em corda náutica, tricô náutico, fibra sintética e tela sling, que são ótimas para esse tipo de móvel. Outra recomendação é avaliar se as banquetas foram construídas em um processo semiartesanal, com tramas manuais, algo que agrega valor estético às peças.

Além disso, outro critério interessante para saber o melhor modelo de banqueta para seu ambiente é definir a altura, para que ela fique perfeita na bancada.

Para te ajudar nesta tarefa, separamos as informações essenciais de como escolher banquetas do jeito certo, para você ficar bem satisfeito com as suas aquisições.

Como escolher banquetas para cozinhas integradas

Em cozinhas integradas com outros ambientes da residência, uma das dicas para escolher a banqueta é perceber se o design, a cor e o material da peça combinam com outros móveis do apartamento ou casa.

Banqueta Madri
Banqueta Madri| Divulgação

Por exemplo: se o seu sofá é de couro preto, os materiais das banquetas para seu espaço podem ser aqueles que possuem a coloração mais escura também.

A Banqueta Itapoá, da Lovato Móveis, por exemplo, tem um design bem moderno e o acabamento em tela sling, possível também na cor preta. Neste caso, a dica é prestar atenção nas cores e tentar seguir a paleta de outros móveis que estão no mesmo ambiente.

Se as cadeiras da sala de jantar ou as poltronas da sala de estar são de fibras naturais de cor crua, que estão em alta, uma das maneiras de escolher banquetas sem prejudicar a decoração é apostar em peças que também sejam de cor natural.

Banqueta Levez corda nautica
Banqueta Levez corda nautica| Divulgação

A Banqueta Levez corda nautica, por exemplo, se destaca pelas suas tramas e deixa o ambiente muito moderno e com personalidade, por se tratar de um móvel de alto padrão.

O formato do mobiliário escolhido também importa. A Banqueta Madri conta com um encosto arredondado único que propõe um contraste interessante para bancadas retangulares, sobretudo em cozinhas americanas.

Como calcular a altura correta da banqueta para seu ambiente

Uma das principais preocupações de quem está escolhendo banquetas com foco em design e conforto é acertar na altura.

Neste caso, separamos duas orientações que serão ótimas e vão ajudar bastante:

  • A altura do assento tem que ter uma diferença de cerca de 30 cm para a altura da bancada: ou seja, se a bancada tem 75 cm de altura, a banqueta tem que ter cerca de 50 cm de altura, aproximadamente;
  • Essa diferença pode ser maior, principalmente, se a sua bancada for mais baixa, cerca de 70 cm do chão. Neste caso, você pode escolher banquetas com aproximadamente 45 cm de altura.

Muitas pessoas também preferem outra forma de escolher banqueta para seu ambiente, como pegar uma cadeira e usá-la como um simulador de banqueta e utilizar uma régua para calcular a diferença do vão entre as pernas e a altura da bancada.

Assim, é possível ter uma ideia do espaço que está sobrando e descobrir o limite de altura da banqueta para seu ambiente. Quer encontrar opções perfeitas de banquetas para sua casa? Acesse o site da Lovato Móveis e encante-se.