Preço, localização, infraestrutura do condomínio e a construtora envolvida são os principais pontos que você deve analisar ao comprar um apartamento
Preço, localização, infraestrutura do condomínio e a construtora envolvida são os principais pontos que você deve analisar ao comprar um apartamento| Foto: Shutterstock
  • Por Lyx Engenharia
  • 02/06/2023 13:01

Adquirir um imóvel é um sonho para muitas pessoas, mas é uma decisão que deve ser tomada com seriedade e cautela. Por se tratar de algo tão importante e de um bem de alto valor, é fundamental analisar pontos cruciais para garantir a qualidade de vida a curto, médio e longo prazo. como-comprar-um-apartamento

Para ajudar a escolher com eficiência um imóvel um imóvel que seja bom para você e sua família, preparamos dicas sobre aspectos fundamentais que devem ser considerados. Continue a leitura para saber como comprar um apartamento sem erro!

Como comprar um apartamento: o que é preciso saber?

Comprar um apartamento requer muita atenção e pesquisa, afinal, e é uma compra complexa, que requer alto investimento e que precisa ser vantajosa em curto, médio e longo prazo. Confira algumas dicas para fazer uma boa escolha!

1. Orçamento e financiamento

Um dos pontos fundamentais na aquisição de um imóvel é o preço e a forma de pagamento. Dificilmente as pessoas terão como pagar um imóvel à vista, e precisarão contar com o auxílio de financiamentos de um banco ou com a própria construtora.

Na hora da compra, tenha em mente quanto do seu orçamento você pode, de maneira saudável, comprometer para pagar este imóvel. Vale lembrar que, além do valor do apartamento, você precisará pegar todo mês condomínio, água, luz, internet, além do investimento em mobília. Sem contar outros gastos como lazer, estudos e entretenimento.

Tenha na ponta do lápis o quanto você pode comprometer do orçamento mensal para arcar com o financiamento. E então, comece a pesquisar imóveis. Você também pode fazer simulações de financiamento para identificar os possíveis cenários.

2. Localização

Ainda em relação ao orçamento, a região do imóvel também impacta nos valores. Por exemplo: bairros menores ou mais longe do centro podem ter apartamentos mais acessíveis, enquanto bairros mais nobres e centrais são mais caros.

Além do aspecto financeiro, a região onde está o imóvel é um dos principais fatores de decisão na compra. Para definir se a localização é adequada, considere os seguintes pontos:

  • Proximidade da família/local de estudo/emprego;
  • Infraestrutura próxima, como mercados, açougues, farmácias, hospitais, parques, shopping, entretenimentos, áreas para esporte;
  • Creches e escolas próximas para os filhos; 
  • Fácil acesso aos melhores bairros e área central;
  • Segurança.

Além dessas questões, busque identificar padrões na sua rotina que poderiam ser modificados caso você se mude para uma região. Assim você poder entender se determinado local faz sentido ou não.

3. Infraestrutura do prédio

A qualidade de vida da família é imprescindível na escolha de um apartamento. A tendência é que você passe muitos anos vivendo naquele local e, quanto melhor ele for para todos, melhor será o bem-estar da família.

Na hora de comprar um imóvel em um condomínio, analise se ele oferece:

  • Parquinho ou brinquedoteca: se você tem crianças em casa ou pretende ter, poder contar com um espaço de divertimento é fundamental para fortalecer a interação social e o desenvolvimento dos pequenos;
  • Área pet: ter um espaço destinado para passear com seu animal de estimação é fundamental para mantê-lo saudável, sociável e feliz;
  • Piscina: se você mora em regiões de muito calor, poder contar com essa fonte de divertimento e relaxamento pode ser muito gostoso, inclusive até para fortalecer as relações familiares;
  • Academia: se você quer praticar atividade física, ter essa comodidade no condomínio é muito útil, sem demandar esforço com deslocamentos ou gastos extras.

4. Construtora

Se você está financiando um apartamento na planta ou será o primeiro morador de uma unidade já finalizada, escolha uma construtora que com credibilidade, que use os melhores materiais, cumpra o prazo de entrega e proporcione segurança total em sua compra. Para isso, busque referências, indicações e recomendações.

Construtora Lyx Engenharia

A Lyx Engenharia já ajudou mais de 19.000 pessoas a realizarem o sonho da casa própria. O programa de habitação é um marco na acessibilidade ao imóvel próprio, e todo o processo fica mais fácil e seguro com uma empresa especialista assessorando a realização do seu sonho.

A construtora Lyx Engenharia permite financiamento pelo Minha Casa Minha Vida e facilita o acesso a obras com amplas áreas de lazer, excelente qualidade de construção e infraestrutura moderna. Todos os apartamentos são certificados pelo ISO 9001, PQBP e têm Seguro de Garantia de Entrega (parceria com a Caixa Econômica Federal).

Os empreendimentos da LYX também são escolhidos pela atratividade dos custos reduzidos das parcelas, que estão a partir de R$ 490 mensal e com entrada parcelada em até 84 vezes.

Saia do aluguel! Saiba tudo sobre o Minha Casa, Minha Vida com o consultor especializado da Lyx.