No fim de 2018, o pai de Marcella Malczewski - até então sócio-investidor do negócio - pediu para que ela entrasse na Madeira Certa no setor financeiro apenas para auxiliar no encerramento da operação, pois não estava indo bem.
Contudo, a economista, ao se envolver com esta e outras áreas do negócio, conhecer os marceneiros e o valioso trabalho que era entregue, percebeu o grande potencial que a empresa tinha e insistiu para que continuasse aberta. Marcella acreditava que, se aplicasse técnicas de gestão, poderia levar a empresa a outro caminho.
Um ano depois, a filha do outro sócio, Marina Ferreira, entra para auxiliar a gestão do setor financeiro da Madeira Certa com a Marcella. A parceria deu tão certo que, em dezembro de 2019, a dupla convenceu seus pais a comprarem a participação do 3º sócio da empresa para que, juntas, dessem sequência a um novo direcionamento para a empresa.
Para as empreendedoras foi uma decisão acertada, pois elas têm perfis diferentes que se complementam, se respeitam como sócias e têm os mesmos objetivos para o futuro da empresa. “Eu gosto mais de arriscar, sonho alto, e Marina é mais pé no chão, me ajuda neste equilíbrio”, diz Marcella.
2020 e a virada de sucesso
O ano de 2020 marcava o começo dessa gestão conjunta entre as sócias, que também sentiram o impacto da pandemia nos primeiros meses do ano. Elas tiveram que enfrentar a dificuldade da chegada de matéria-prima. Por exemplo, as ferragens, que antes vinham em 15 dias e passaram a chegar em 45 dias.
Apesar disso, elas conseguiram se destacar e crescer junto com o setor moveleiro que esteve aquecido durante a pandemia, quando ocorreu um aumento de demanda principalmente para o varejo. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, apenas em 2020 foram produzidas 437,5 milhões de peças, 2 milhões a mais no ano anterior.
De 2020 a 2022, a Madeira Certa dobrou seu faturamento e expandiu mercado. Antes o atendimento acontecia apenas em Curitiba; atualmente, 50% das obras são em Curitiba, 25% em Santa Catarina e 25% em São Paulo – mercado este bem promissor. “Atualmente, 40% das nossas solicitações de orçamento vêm de São Paulo, mesmo a gente ainda não conseguindo atender toda essa demanda”, explica Marcela.
A empresa vem conquistando a confiança de arquitetos brasileiros renomados, como Arthur Casas, Guilherme Torres, Fernanda Marques e Nildo José – também reconhecido como a nova geração da arquitetura brasileira.
Marcella como gestora
Marcella é filha de Marcel Malczewski, fundador da Bematech e, atualmente, está à frente da venture capital TM3. Ela tem o pai como grande inspiração para sua carreira.
Para Marcel, ela sempre foi estimulada a enfrentar desafios, teve uma formação sólida que também ajudou muito. “Quando houve a oportunidade de assumir a Madeira Certa, percebi nela muita disciplina. Marcella tem uma atuação brilhante na empresa, corrigiu uma série de questões e demonstrou ambição por querer fazer algumas coisas por sua conta. Então, fico muito orgulhoso dessa vontade dela de empreender por conta própria em seguir o seu caminho”, diz Marcel.
A mãe, Rosicler Malczewski, conta que desde adolescente Marcella dizia que queria ser CEO como o pai. Ela percebe na filha o mesmo perfil de gestão de seu marido. “Vejo que Marcella faz questão de passar por todos os setores da empresa, conhece o que cada um faz e realiza uma liderança horizontal e colaborativa”, diz a mãe.
Para a sócia, a liderança da Marcella fez toda a diferença para o sucesso da Madeira Certa: “Ela tem um nível de influencia muito grande na empresa. Quando ela fala, as coisas realmente acontecem. As pessoas gostam de ter sua presença na empresa e se sentem seguras quando ela dá um direcionamento”.
Além de ter se tornado uma empreendedora de sucesso aos 29 anos, Marcella tem outro lado do qual se orgulha e faz muito bem.
Marcella como artista
Rosicler conta que, além de ir muito bem na escola, Marcella sempre teve uma vocação artística. Além de sua formação em ciências econômicas, ela é formada em ballet clássico e artes cênicas.
Em 2018, tinha composto e lançado duas músicas, mas fez uma pausa da carreira quando assumiu a Madeira Certa. Em 2022, com os negócios andando de maneira mais consolidada, Marcella retoma a carreira artística e está trabalhando no lançamento de um EP além de estar fazendo shows em diferentes estados, alimentando esta segunda paixão.