Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Marcenaria artesanal: sofisticação e personalidade ao transformar madeira em arte

Conheça alguns dos designers brasileiros que utilizam a madeira para transformar ambientes em algo único

Projeto do arquiteto Marcos Bertoldi com madeira maciça Tauari tratada pela Madeira Certa. (Foto: Pedro Mamoré)

Madeira Certa - Projetos Únicos

05/10/2023 às 15:41

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Um instrumento musical feito à mão ou produzido em processo industrial? Músicos serão unânimes na resposta: o item fabricado por um luthier, de modo único, em processo artesanal, traz aspectos que um semelhante construído em série não terá. Os nós e ranhuras da madeira, devidamente preservados, as curvas, a textura, a qualidade e o jeito com que esse instrumento se molda aos dedos do músico fazem dele uma espécie de obra de arte. Tudo feito com o cuidado de quem cria uma peça única, com a intenção de que permaneça para a posteridade, e seja transmitida de geração em geração.

O mesmo cuidado é percebido na marcenaria contemporânea, a qual consegue unir o melhor de dois universos: o trabalho artesanal, fruto do talento e da dedicação do profissional que trabalha a madeira, e um olhar quase artístico para a elaboração de um item. O que transforma o resultado do trabalho em um elemento único, com a assinatura do marceneiro, ao mesmo tempo em que atende à necessidade e ao desejo do cliente.

É esse aspecto do produto sob medida, feito especificamente para atender a uma necessidade (ou realizar um sonho) que atrai cada vez mais admiradores para a marcenaria atual. O que significa que o nível de personalização vai muito além do que você encontraria nos grandes varejistas, em produções em série.

A produção acontece de acordo com a proposta apresentada para o designer. Então, a madeira é tratada, manipulada, transformada em uma peça única, feita para durar. E nisso, o Brasil é referência. Os designers brasileiros são vistos com admiração em todo o mundo pela criatividade e identidade que conseguem imprimir a móveis e objetos decorativos. A marcenaria brasileira é plural, sofisticada e rica em técnicas e materiais.

Artistas da madeira

Maurício Arruda, designer formado no Paraná, por exemplo, é dono de um portfólio espetacular, tendo como princípio uma identidade brasileira que seja atemporal e flexível. Afinal, o talento dos designers de móveis brasileiros, de modo geral, sempre foi diferenciado devido a tanta diversidade e referências culturais.

Zanini de Zanine, outra referência do setor,  ficou conhecido quase duas décadas atrás pelo seu trabalho com madeira maciça e material de demolição - colunas, vigas e mourões de casas antigas –, trabalho que batizou de Carpintaria Contemporânea.

Criada em 2006, a Madeira Certa teve seu turning point em 2019, quando Marcella Malczewski  e Marina Ferreira, filhas de sócios da empresa, assumiram as operações. Entre 2020 e 2022, a empresa dobrou seu faturamento e expandiu mercado. Antes o atendimento acontecia apenas em Curitiba; atualmente, 50% das obras são na capital do Paraná, 25% em Santa Catarina e 25% em São Paulo – mercado este bem promissor.

Todo o trabalho da empresa é fabricação própria – pouca coisa é terceirizada – , e o atendimento ao cliente é feito de maneira transparente e acolhedora, visando sempre o resultado final. Quem traz a história é o cliente, mas quem a expressa são as artistas. A arte se comporta dessa maneira.

Todos os processos da marcenaria, desde a escolha dos materiais até a entrega e instalação dos produtos, do primeiro atendimento ao cliente à execução da obra, são cuidadosamente pensados. Toda madeira que entra na fábrica, localizada em Pinhais (PR), é certificada. É, então, tratada e manipulada pelos marceneiros-artesãos com profissionalismo e extrema dedicalção. A finalização dos móveis, seja com laca ou verniz, também é feita em cabine de pintura própria.

A produção segue os projetos desenvolvidos por arquitetos e designers. No entanto, os detalhamentos das propostas são minuciosamente analisados antes da execução para garantir a funcionalidade do produto e excelente resultado.

Para oferecer o melhor atendimento ao cliente, as próprias sócias fazem questão de participar de todas as etapas do processo.

Imagem do corpo da matériaAs portas pivotantes de Bertoldi permitem separar ambientes com graça e sofisticação.

Portas pivotantes

Desenvolvido pelo arquiteto Marcos Bertoldi e executado pela Madeira Certa, o projeto de portas pivotantes em madeira maciça demonstra dois ambientes: o home e o escritório, que são separados pelas portas pivotantes e que, quando fechadas, se transformam num painel com ripas espaçadas.

A madeira Tauari foi escolhida, tratada (lixada e envernizada) e cortada na Madeira Certa conforme projeto. Um processo artesanal e quase que totalmente manual.

Imagem do corpo da matériaO projeto oferece ao menos três possibilidades de uso dos paineis, feitos com madeira maciça Tauari, tratadas pela Madeira Certa.

Se você deseja sofisticação e personalidade em um ambiente, a Madeira Certa tem o talento necessário para transformar um projeto decorativo em obra de arte. Com o melhor da marcenaria artesanal contemporânea, impressa em trabalhos únicos e atemporais. Para mais informações, siga a Madeira Certa no Facebook e no Instagram.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.