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Compras pela internet com mostruário em loja física: conheça a experiência da Guide Shop
| Foto: Divulgação
  • Por MadeiraMadeira
  • 14/02/2021 23:01

Quantas vezes já bateu aquela dúvida na hora de comprar um produto pela internet? Será que ele é do tamanho ideal? Combina com o ambiente? Tem a tonalidade desejada? Em meio a essas dúvidas, é comum que algumas pessoas se afastem das compras pelo e-commerce, buscando uma experiência mais sensorial. Foi por esse motivo que surgiu um conceito simples, mas bastante eficaz, o da Guide Shop.

A ideia é que quando o cliente tenha dúvidas sobre uma aquisição, ele possa ir à loja da marca que oferta o produto. Lá, ele visualiza a mercadoria e a experimenta. Presencialmente, o comprador recebe uma espécie de guia para a compra, com consultores especializados. Recebe, portanto, a experiência da loja física, mas contando com a praticidade de ter o produto entregue em casa.

Pode-se dizer, assim, que a Guide Shop é uma forma de trazer o comércio online para o mundo físico, aumentando a gama de clientes que ainda se sentem inseguros no momento de comprar por meios digitais. Além disso, o conceito permite o fortalecimento do branding da marca. Ou seja, sua identidade e reconhecimento.

Esse é o caso de uma das lojas pioneiras nesse modelo para o setor de móveis, a MadeiraMadeira. A loja, que começou seu negócio online em 2011, abriu sua primeira Guide Shop em março de 2020, em Curitiba, e já expandiu para nove lojas, tamanha repercussão. São, ao todo, duas lojas na capital paranaense e sete em São Paulo.

  • Unidade da GuideShop da avenida República Argentina, em Curitiba
  • Primeira loja GuideShop da MadeiraMadeira, aberta em Curitiba

"O cliente quer conhecer a qualidade, como fica o produto dentro de casa. Esse é o nosso diferencial. Além disso, ele pode ter um atendimento personalizado dos nossos consultores treinados para responder às dúvidas dos consumidores", afirma Ana Gabardo, diretora comercial da MadeiraMadeira. Em suas Guides Shops, a marca costuma criar ambientes completos com os móveis desenvolvidos por eles mesmos. “Além de lindas, elas inspiram nossos clientes a montarem e decorarem suas casas”, garante Ana.

Outra característica da MadeiraMadeira é a utilização de um aroma específico dentro de seus espaços físicos. Isso é feito para que os clientes marquem aquele momento e se lembrem sempre da marca quando sentirem aquele cheiro novamente. O objetivo é que a Guide Shop promova uma experiências marcante aos clientes utilizando o olfato, algo que não seria possível pelo e-commerce.

A diretora comercial ainda explica que por ter uma variedade muito grande de produtos, dois milhões de itens, não seria possível manter a venda física no espaço, já que as lojas têm, em média, 180m². “Nossa gama de produtos é ampla. Mas com a Guide Shop, os clientes podem visualizar pessoalmente a qualidade do produto e, depois, comprarem pela plataforma digital”, diz.

Inovação no setor de móveis

Apesar de já ser um conceito utilizado em outros segmentos, como no comércio de roupas, a MadeiraMadeira inovou quando decidiu adotar a Guide Shop. "Nós tomamos essa decisão porque queremos estar presentes onde o cliente quiser comprar. Seja na loja ou no site, nós queremos que ele tenha a opção de escolher e se sentir bem com isso", relata Ana.

Mas como a variedade de produtos oferecidos no site é maior do que a Guide Shop é capaz de suportar, a marca optou por levar para o mostruário físico os produtos exclusivos, que tenham design, praticidade, facilidade de montagem e sejam diferenciados em relação ao mercado. “Priorizamos os produtos da Linha Exclusiva da MadeiraMadeira, que são desenvolvidos sempre atrelando todos esses benefícios. Nossa intenção é alterar os móveis dos locais de ano em ano. Além disso, quando houver lançamentos, há como encaixar a novidade no espaço”, diz a diretora comercial.

Atualmente, todas as nove lojas estão localizadas em locais estratégicos de vendas nas ruas, nas cidades de Curitiba e São Paulo. E logo na entrada de todas elas, o que chama a atenção é bom custo-benefício. "Esse é mais um dos nossos diferenciais, o preço. Quando o cliente sente o cheiro da loja, olha os ambientes decorados, ele tem impressão de que aquilo não é acessível. Muito pelo contrário, nós temos produtos com valores bem abaixo dos concorrentes e com ótima qualidade", conclui.