Quer renovar a decoração das salas de estar e jantar? Confira dicas fáceis e práticas
| Foto: Shutterstock
  • Por MadeiraMadeira
  • 11/01/2021 12:59

As salas de estar e jantar são, sem dúvidas, os cômodos principais da nossa casa - em especial na hora de receber visitas. Com a chegada das festas de fim de ano, impressionar amigos e familiares com uma nova decoração pode ser uma boa ideia, pois renova o ambiente e pode torná-lo ainda mais aconchegante. Muitas vezes, pequenas mudanças trazem enormes resultados, de modo que um detalhe transforma um ambiente inteiro e surpreende os convidados.

A arquiteta da MadeiraMadeira, Mariana Verdasca Guimarães, trouxe algumas ideias inspiradoras para quem está pensando em redecorar as salas e deixá-las mais confortáveis e receptivas. Para começar, vale pensar que a iluminação de cada cômodo (luz branca para ambientes de trabalho e luz amarela para lazer), o som ambiente, os perfumes suaves vindos de velas e difusores, assim como confortáveis mantas e almofadas, são capazes de fazer seu convidado se sentir em casa durante um encontro.

| Shutterstock

Itens de decoração  

Para Mariana, a maneira mais simples de renovar um ambiente é por meio de itens de decoração, sejam eles novos, feitos em casa ou simplesmente mudados de lugar. "É interessante analisar o cômodo como um todo na hora de escolher qualquer peça. Não existem regras definidas, mas o que ajuda nesse momento de tomar decisões é pensar na funcionalidade de cada espaço, nas cores que já são utilizadas e no que mais queremos ter na nossa casa”, ela diz. A recomendação é decidir um ponto de partida (por exemplo, a cor de um sofá) e, então, começar a completar o ambiente com objetos capazes de criar um balanço com o que já existe e que podem ser facilmente mudados, como nichos, prateleiras, quadros e espelhos.

| Shutterstock

“Podemos escolher móveis de cor neutra e apostar em detalhes coloridos, como almofadas, tapetes e quadros. É possível, também, incluir textura nas paredes, que devem acompanhar e compor com o mobiliário e itens decorativos. A vantagem de deixar os itens maiores, como sofá e textura na parede, com cores neutras e colocar cores nos detalhes é que isso nos traz a possibilidade de mudança do ambiente com mais frequência e com custo menor", exemplifica Mariana, pensando em maneiras fáceis de fazer mudanças na decoração.

Entre os objetos que ela recomenda para decorar a sala de jantar, estão os pendentes - normalmente de cor neutra, em cima da mesa, ou usados para dividir ambientes - e os estofados das cadeiras, por exemplo. Na sala de estar, investir em um tapete para o chão e molduras para a parede, onde se pode trocar o quadro exposto, é uma das ideias. Há, ainda, a possibilidade de usar plantas para trazer ao ambiente a sensação de “vida e aconchego”, assim como velas e cachepôs.

| Shutterstock

Móveis com mais de uma função 


Outra dica de Mariana é apostar em móveis que têm mais de uma função ou que podem estar dispostos de maneiras diferentes. "Às vezes, mudá-lo de lugar já faz toda a diferença”.  Como exemplos, ela traz o rack e a estante Arara da MadeiraMadeira, ambos extensíveis. “Numa sala de estar, temos o sofá, uma estante e um hack para tevê como itens básicos. Imagine poder deixar o rack em formato de L ou aumentar o tamanho da estante. Isso é possível e muda a cara do ambiente na hora”, ela diz.

  • Estante Arara Canto
  • Rack Arara
  • Rack Arara Extensível
  • Estante Arara

Em sua própria casa, Mariana utiliza as caixas organizadoras da MadeiraMadeira, que são mais rústicas e podem servir para diferentes cômodos. “Podem estar no hall de entrada, para guardar sapatos; ou no quarto das crianças, para guardar brinquedos. Podem ser utilizadas também como nichos, ou como cachepôs na sala para guardar revistas e livros. São versáteis e fazem toda a diferença no ambiente”, explica.

  • Caixas Organizadoras
  • Caixas Organizadoras
  • Caixas Organizadoras
  • Caixas Organizadoras

Outra dica da MadeiraMadeira é o baú organizador Tamanduá, que, quando fechado, pode ser transformado num banco. “Ideal para encaixar um convidado extra na mesa”, brinca. O baú também pode servir como mesinha de centro e portar aperitivos e bebidas, sendo um objeto 100% multiuso.

  • Cubo Tamanduá Fechado
  • Cubo Tamanduá Aberto

Entre os objetos que, de dia são uma coisa e à noite são outra, Mariana não esquece do famoso sofá-cama, que pode tanto acomodar hóspedes quanto se transformar num confortável espaço para maratonar séries no fim de semana. O móvel pode ser de diversas cores - mais neutras ou mais chamativas, dependendo do gosto de cada um e do resto da decoração. Há de várias texturas e estilos, sendo possível escolher o que mais combina com a sua casa.

Outras dicas 

Na hora de decorar - ou redecorar - sua casa, além de móveis e itens de decoração, leve em conta a possibilidade de outras mudanças, como renovar todo o ambiente com a adição de um papel de parede estampado, neutro ou colorido. Ainda nas paredes, uma pintura pode mudar todo o ambiente da água para o vinho. “Lembrando que se temos móveis e decoração chamativa, o ideal é colocar um papel de parede ou pintura neutra. Caso os móveis sejam mais neutros, é possível abusar das cores na parede".

Se a vontade de redecorar suas salas chegou por aí, aproveite as dicas da Mariana e conheça os objetos selecionados pela MadeiraMadeira para se inspirar com as mudanças! Depois de definir o que quer fazer, quanto quer gastar e quais mudanças estão a seu alcance, é possível ter uma casa dos sonhos com ótimo custo-benefício e resultados impressionantes.