Mais que apenas viver, Átman Cabral é um lugar para vivenciar o bem-estar em sua essência, reunindo design e sofisticação na melhor região do Cabral.
Mais que apenas viver, Átman Cabral é um lugar para vivenciar o bem-estar em sua essência, reunindo design e sofisticação na melhor região do Cabral.| Foto: Divulgação
  • Por MDGP
  • 21/02/2020 16:11

Para os hindus ‘‘Átman’’ significa o eu verdadeiro, um estado de plenitude e perfeito equilíbrio, e que lugar no mundo pode ser melhor que o nosso lar para atingir e vivenciar esse estado? Foi justamente a partir dessa ideia que incorporadora MDGP, ao lado do renomado escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture, conhecido por sua arquitetura inovadora e sustentável,partiram para criar um empreendimento de harmonia e tranquilidade no bairro do Cabral, em Curitiba.

O projeto foi concebido a partir de um novo jeito de fazer arquitetura, em que tendências, tecnologia e sustentabilidade se unem para criar algo único. Espaços que privilegiem o bem-estar dos moradores e que elevem a experiência a um novo patamar. No caso do Átman Cabral, a essência do empreendimento é ter um jeito de casa.

Segundo Greg Bousquet, arquiteto da Triptyque responsável pelo projeto, o Átman foi pensado de dentro para fora. ‘‘ Existe uma relação muito próxima entre as áreas interiores e exteriores, com sacadas e terraços escalonados, repletos de vegetação diversificada. O resultado é um volume orgânico, esculpido e integrado no belo contexto do empreendimento”, explica.

O edifício ficará na Rua Bom Jesus, 593, em frente ao campus de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ao todo serão 24 unidades, divididas em duas torres, com plantas a partir 209m² até 281m² de área privativa, mais as opções de gardens e coberturas com terraços a partir 111m².

Os apartamentos ainda poderão ter de três a quatro suítes, com três ou quatro vagas de garagem com depósito. As áreas comuns contarão com comodidades como salão de festas, academia, piscina coberta e aquecida, quadra recreativa, rooftop gourmet, pátio central, bicicletário, playground e brinquedoteca.

Ritmo e Harmonia

Fachada frontal do Átman Cabral, reúne toda a essência de bem estar, munido de reunindo design incrível e sofisticação
Fachada frontal do Átman Cabral, reúne toda a essência de bem estar, munido de reunindo design incrível e sofisticação | Divulgação

Um empreendimento de alto padrão exige que tudo combine perfeitamente. Cada elemento deve dialogar com o outro. Por isso, outros grandes nomes foram chamados para assinar as diferentes áreas do Átman Cabral.

No projeto paisagístico, a MDGP repete a parceria com escritório Burle Marx. A colaboração já havia acontecido no Árbo Cabral, outro empreendimento de sucesso na região. De acordo com Gustavo Leiga, um dos arquitetos responsáveis pelas áreas verdes, o Átman segue a mesma proposta de acolhimento sugerida pela arquitetura. O paisagismo foi pensado de forma artística para extrapolar as áreas pré-determinadas do jardim e valorizar a estrutura arquitetônica do empreendimento.

A BST Arquitetura idealizou o design de interiores das áreas comuns, trazendo harmonia e elementos naturais. Os principais materiais usados são a madeira e o concreto, que valorizam o espaço e permitem que os moradores interajam de maneira única com os ambientes construídos.

Por fim, o planejamento luminotécnico foi proposto pelo Studio Regina Bruni, que trabalhou na fachada e áreas externas a ideia de refúgio e da luz que vem carregada de emoções, destacando detalhes da arquitetura e do paisagismo.

Gentileza Urbana

Conhecido como um dos escritórios mais renomados de arquitetura do Brasil e no exterior, a Triptyque busca transformar a paisagem urbana. Repensar de forma sustentável o jeito como a cidade se organiza. Com essa visão, o escritório é hoje um dos responsáveis por várias obras importantes, como a do edifício Amata, primeiro prédio no Brasil feito totalmente de madeira certificada, e a revitalização do Largo do Arouche em São Paulo.

Com o Átman, a equipe elaborou uma arquitetura simples e sofisticada para valorizar o entorno do bairro Cabral. Um projeto que se articula com o cenário curitibano. Esse movimento só é possível quando há uma sintonia de ideias e pensamentos. Inovação e sustentabilidade são, para o escritório, conceitos planejados cuidadosamente, desde as escolhas no projeto, da matéria prima usada e até da proposta estética.

Se você deseja um lugar para vivenciar o bem-estar em sua essência, reunindo design e sofisticação, saiba mais sobre o empreendimento aqui: http://www.mdgp.com.br/