Candidíase: conheça remédios naturais para o problema
Candidíase: conheça remédios naturais para o problema| Foto: ShutterStock
  • Por MedPrev
  • 14/01/2020 23:28

A infecção por cândida é um quadro muito incômodo, tanto para homens quanto para mulheres. Provocado por fungos, o problema pode se manifestar em diferentes partes do corpo, como boca, pele, unhas e órgãos genitais. Embora os sintomas tenham pequenas variações de região para região, uma coisa é certa: a doença causa muita coceira e desconforto. Pensando nisso, o MEDPREV preparou uma lista com algumas soluções caseiras que possuem as propriedades ideais para amenizar a aflição da candidíase. Confira as dicas:

Banhos de assento

Os banhos de assento são ótimas alternativas para tratar a candidíase que afeta pênis e vagina. O método dilata os vasos e relaxa o tecido, diminuindo a ardência e a coceira.

Para a cândida, existem duas boas opções. A primeira delas é o banho de assento com camomila, que conta com poderosos componentes anti-inflamatórios. Se desejar prepará-lo, basta acrescentar três colheres de sopa da erva seca em uma bacia com um litro de água aquecida. Em seguida, sente por cerca de cinco minutos.

Já a segunda alternativa é o banho de assento com vinagre de maçã, que precisa ser feito de duas a três vezes por dia para alcançar os resultados desejados. O preparo é feito com meia xícara do ingrediente diluído em uma bacia de água morna. A duração de cada sessão também é de cinco minutos.

Lembre-se de ficar atento à temperatura da água para não se queimar por acidente.

Chás que combatem a candidíase

Os chás são grandes aliados da medicina natural alternativa. Para o tratamento de candidíase, não é diferente. As ervas que combatem a proliferação dos microrganismos responsáveis pela doença são as melhores escolhas para fazer com que o problema desapareça mais rápido.

Uma delas é a uva-ursina, folha com propriedades antifúngicas. Para preparar a bebida, basta manter duas colheres de chá da planta em infusão em água fervente por aproximadamente cinco minutos. A recomendação é bebê-lo três vezes ao dia.

Outra receita efetiva é o chá de poejo, recomendado para a candidíase bucal. O líquido não deve ser ingerido, mas sim, aplicado na mucosa bucal com o auxílio de um algodão de três a quatro vezes por dia.
Para prepará-lo, pique uma colher de folhas ou flores de poejo e deixe em infusão abafada numa xícara de água fervente por cerca de 15 minutos.

Alho é aliado do sistema imunológico

O alho é um alimento muito importante para fortalecer a imunidade e ajudar o organismo a superar infecções. No combate à cândida, a recomendação é ingerir pelo menos dois dentes crus por dia.

Bicarbonato de sódio contra qualquer tipo de candidíase

O bicarbonato de sódio é um bom remédio caseiro tanto para infecções bucais quanto para vaginais e penianas. Em ambos os casos, a solução deve ser preparada com 50 gramas do produto e um litro de água.
Para a candidíase que afeta a região da boca, é preciso fazer bochechos ao longo do dia após a escovação dentária. Já para a infecção íntima, basta ser feito um banho de assento com duração de quinze minutos por dia.

Como saber se estou com candidíase?

A melhor maneira de receber um diagnóstico concreto é sempre procurar um médico. No MEDPREV, é possível encontrar um profissional online e agendar um atendimento, após um breve cadastro. Para saber mais, acesse https://agendamento.medprev.online.