Conheça alimentos que ajudam a combater a pressão alta
Conheça alimentos que ajudam a combater a pressão alta| Foto: ShutterStock
  • Por MedPrev
  • 14/01/2020 23:36

Quem convive com a hipertensão sabe bem que regrar o cardápio é uma medida importante para evitar problemas. Afinal, pratos com alta concentração de sódio podem ocasionar picos de pressão. Porém, em contrapartida, alguns alimentos também podem ter o efeito contrário e ajudar a controlar crises hipertensivas.

Embora muitos componentes sejam responsáveis por esse fenômeno, o segredo das soluções naturais para baixar a pressão é um elemento muito importante: o potássio. Esse mineral tem a importante missão de equilibrar as quantidades de sódio no organismo ao incentivar o fígado a metabolizar a substância mais rapidamente.

O MEDPREV, criado há mais de 15 anos para democratizar o acesso da população brasileira a bons profissionais de saúde, preparou uma lista com os principais alimentos que ajudam a reduzir a pressão arterial. Confira:

Frutas que regulam a pressão

Boa parte das frutas mais populares na mesa dos brasileiros são, coincidentemente, grandes aliadas na luta contra a pressão alta. Uma das principais é a banana, que contém cerca de 360mg de potássio a cada porção de 100 gramas e, por isso, contribui para a eliminação de sódio pela urina.

No entanto, as bananas não são as únicas a oferecerem benefícios para hipertensos. O abacate, que também é rico em potássio, e a melancia, que possui propriedades vasodilatadoras, são conhecidos por seus efeitos hipotensivos.

Além disso, vale a pena investir nas frutas vermelhas. Alimentos como morango, amora, groselha, framboesa e mirtilo regulam o colesterol, melhorando a circulação em todo o organismo e, consequentemente, controlando a pressão arterial.

Salmão

O salmão é um peixe que oferece inúmeros benefícios para a saúde e que atua como um pilar muito importante na saúde de quem convive com problemas cardiovasculares. Entre os nutrientes presentes na carne do animal, estão proteínas, ácidos graxos (como o Ômega 3, por exemplo, que protege o músculo cardíaco) e vitaminas da família B.

Além de tudo isso, o salmão ainda possui grande concentração de potássio: são cerca de 30mg do mineral a cada porção de 110g. Por isso, é altamente recomendado para quem precisa regular a pressão.

Ovo

Foi-se o tempo em que o ovo era considerado um vilão da saúde e, principalmente, dos níveis de colesterol. Hoje, estudos mais modernos já sugerem que a clara do alimento possui proteínas e enzimas específicas que podem promover um relaxamento de até 70% nas artérias. Essa capacidade vasodilatadora também leva a redução da pressão arterial.

Estou sofrendo com oscilações de pressão frequentes. O que fazer

Mesmo que um paciente já tenha um diagnóstico de hipertensão crônica e faça o tratamento necessário para a condição, é muito importante se consultar regularmente com um médico de confiança para fazer um check-up completo - sobretudo se os picos de pressão estão se tornando rotina.

No MEDPREV, é possível fazer um cadastro online, rápido e gratuito, e agendar um atendimento nos principais consultórios da cidade. O MEDPREV possui unidades nas principais cidades do Brasil.
Acesse https://medprev.online/ agora mesmo e saiba mais. Não dá para descuidar do seu maior bem: a saúde.