• Por MedPrev
  • 16/07/2020 13:42

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido também como derrame, acontece quando o sangue não chega até o cérebro, o que pode causar danos no corpo inteiro. Eles vão desde a paralisação da face até a dificuldade da fala, e, em casos mais graves, cegueira periférica ou mesmo o óbito. Por ano, mais de 100 mil brasileiros são levados à morte por causa do derrame cerebral.

A boa notícia é que é sim possível evitar o AVC. De acordo com o MedPrev, a medicina já possui informações de como prevenir este mal com medidas simples e cautelosas. Estar sempre de olho na saúde, realizando exames periódicos, é a indicação número um. Mas além disso, adotar hábitos saudáveis, que envolvam alimentação, repouso e atividades físicas ainda é visto como a principal recomendação, pois além do Acidente Vascular Cerebral, também evita outras doenças, como o câncer e o infarto.

Com relação à dieta, deve ser carregada de frutas e verduras e praticamente isenta de gordura. É importante priorizar alimentos ricos em fibras (vegetais e cereais), pois eles aumentam a sensação de saciedade; e evitar embutidos e processados. Sal e açúcar também devem ser diminuídos da comida, assim como temperos prontos.

Em conjunto com a boa alimentação, a prática de exercícios físicos é sempre válida, mesmo que seja algo simples, como caminhar ao ar livre. É que o hábito melhora a oxigenação dos tecidos e a circulação sanguínea. Nesse sentido, ficar longe do cigarro também entra na lista de recomendações de prevenção do AVC e outras doenças.

Fique de olho na saúde geral

Manter a pressão arterial abaixo de 12/8 e estar sempre atento às alterações (principalmente relacionadas à pressão alta) pode evitar uma surpresa. Isso porque mais de 80% das pessoas que já tiveram um AVC sofriam de pressão alta. A hipertensão é um fator de risco porque causa lesões nos vasos sanguíneos, tornando seu entupimento mais comum. Outro fator de risco é o nível de glicose: logo após a hipertensão, a diabetes está entre os fatores de risco do derrame. Monitorar o nível de açúcar no sangue pode incluir o uso de insulina e outros medicamentos, quando a diabetes já está desenvolvida. Atividades físicas e uma dieta com baixo nível de sal e açúcar colabora para o controle da pressão alta e da glicose no sangue.

O colesterol ruim, quando em excesso, pode se acumular dentro das artérias, impedindo o fluxo normal do sangue. Isso também pode causar prejuízo no transporte de sangue até o cérebro, bem como da quantidade de oxigênio, o que aumenta o risco do derrame. As dicas para evitar o acúmulo do colesterol ruim, chamado também de LDL, incluem evitar o consumo de queijos, embutidos e carnes vermelhas, novamente pensando na alimentação. Nesse sentido, o sobrepeso e a obesidade também são inimigos da saúde.

Para as mulheres, uma dica importante é ter acompanhamento profissional se usar anticoncepcionais orais, as famosas pílulas. Normalmente à base de estrogênio, a pílula eleva a chance de um AVC, em especial se for alinhada com outros fatores de risco. É essencial avisar o médico ginecologista sobre suas condições de saúde antes de começar o uso de remédios.