• Por MedPrev
  • 16/07/2020 13:39

A sensação do olho tremendo é incômoda pois parece que se está levando um pequeno choque. Normalmente, o tremor vem dos músculos: ou da pálpebra ou ao redor dos olhos. O nome técnico dos espasmos é “mioclonia” ou “mioquimia”, mesmo tipo de contração muscular que atinge outras partes do corpo.

O problema pode afetar apenas um olho, ambos, a pálpebra superior, inferior ou ambas. É comum que o desconforto desapareça sozinho, mas quando o olho continua “pulando” por semanas ou meses, é fundamental procurar um médico.

Uma sugestão para contatar o especialista é consultar o MEDPREV, onde é possível encontrar um profissional online e agendar um atendimento, após um breve cadastro. Para saber mais sobre o serviço, acesse https://agendamento.medprev.online.

Principais causas

Não é mito que, na maior parte das vezes, o tremor tem relação direta com o estresse. Às vezes, ele surge em momentos de tensão ou após uma jornada exaustiva de trabalho. Rotina de trabalho, períodos específicos, mudanças drásticas ou crises pessoais e profissionais podem deixar a pálpebra tremendo. Isso porque, nessas situações, o organismo libera cortisol, hormônio relacionado ao estresse, que estimula a contração dos músculos.

Mas há outros fatores que podem desencadear a mioclonia. A falta de sono - menos de 8 horas diárias - deixa a pálpebra sobrecarregada e provoca o tremor. O uso do celular na hora de dormir pode impedir uma noite de descanso reparadora por causa da luz da tela do dispositivo, o que interfere no hormônio do sono. Essa desregulagem também pode deixar o olho pulsando.

Além do estresse corporal e/ou mental, o cansaço visual também pode ser o responsável pelo sintoma. É importante dar um descanso aos olhos, seja da leitura, do computador ou do uso de lentes de contato. Sem repouso, o músculo não consegue se manter saudável por muito tempo.

O motivo pelo qual os músculos se contraem é a tentativa do corpo de aumentar a lubrificação natural. Isso só é necessário quando o olho está ressecado, o que pode ser ocasionado pelo ambiente seco, exposição ao ar-condicionado ou fumaça e uso de produtos químicos.  O ressecamento também pode ser causado pelo excesso de café, chás com cafeína, bebidas energéticas e outros estimulantes, pois a primeira reação do corpo é ficar mais alerta.

A falta da vitamina B12 (obtida em alimentos como fígado, peixes, leite e ovos), potássio ou magnésio pode também estar por trás do tremor incômodo nos olhos, pela deficiência de nutrientes no organismo.

O tremor pode indicar outras doenças

À exceção das causas citadas acima, a tremedeira também pode ser um aviso do corpo sobre outros problemas nos olhos, como alergias, conjuntivite, ceratite, etc. É difícil que o tremor apareça como único sintoma, então é necessário ficar atento a outros sinais: vermelhidão, coceira e inchaço.

Outra doença que causa contrações contínuas dos músculos da região ocular por atingir o sistema nervoso é o blefarospasmo. A condição é rara e causa tremores fortíssimos, a ponto de se assimilar a cegueira, ainda que não seja o caso.

Órgãos diversos quando afetados podem refletir em mioclonia. É o caso de doenças como o Mal de Parkinson ou Bruxismo, que não têm relação direta com os olhos, mas causam tremor. Hipoglicemia e Síndrome de Tourette também estão na lista.

O ideal é ficar atento à frequência da sensação - se é esporádica ou não - e se outros sintomas acompanham o espasmo nos olhos. Assim, um médico de confiança poderá recomendar o tratamento adequado e específico para cada caso, desde os mais comuns, relacionados ao estresse, até os mais raros, como o blefarospasmo.