O impacto social da gastronomia consciente da chef Milene Aguiar
| Foto: Divulgação
  • Por MiAguiar Gastronomia
  • 08/06/2021 12:15

Que a culinária tem o poder de impactar e emocionar as pessoas, você já deve saber. Mas é possível que você não conheça totalmente a importância de uma culinária que pensa nos impactos sociais e na sustentabilidade.

No mundo, há uma nova tendência de conscientização quanto ao papel da gastronomia e sua importância dentro do contexto de mudança social. Com isso, vários chefs de cozinha passaram a considerar o impacto de suas atuações no bem-estar dos indivíduos e na sociedade.

Um exemplo dessa preocupação está nas ações realizadas pela chef Milene Aguiar, fundadora do MiAguiar Gastronomia e Eventos, em Curitiba. A profissional viveu vários anos fora do Brasil e atuou de maneira ativa dentro de embaixadas no Chile e em países da América Central. Nesses trabalhos, a chef se engajou em várias ações sociais e de sustentabilidade que continuam influenciando sua atuação aqui no Brasil.

O engajamento social da gastronomia pode ser feito de diversas formas, seja a partir de campanhas sociais, da geração de mais empregos, da oferta de uma alimentação saudável, da capacitação profissional de pessoas que vivem em vulnerabilidade social ou por meio do compartilhamento de conhecimentos culinários e nutricionais.

Este olhar consciente para a culinária é uma iniciativa que está totalmente de acordo com a nova realidade da sociedade. A valorização do coletivo é um belo exemplo a ser seguido por todos os setores, para que seja possível criar a base para uma vida mais equilibrada e generosa.

Sustentabilidade e diminuição do desperdício

Uma das formas que muitos chefs têm encontrado de gerar uma repercussão positiva na sociedade é através de ações que buscam tornar as cozinhas mais sustentáveis. Dessa maneira, são pensadas medidas para evitar o desperdício de alimentos e de água e para aumentar o uso de alimentos orgânicos vindos da agricultura familiar.

Conheça os cardápios semanais da Chef MiAguiar.

Essas escolhas fazem com que os impactos ambientais sejam diminuídos, configurando um estilo que não se traduz por mudanças no sabor, no tempero ou na técnica de preparo dos alimentos, mas que, ainda assim, representa uma inovação importante. São essas mudanças simples que têm um efeito muito positivo na vida de todos.

Experiências reais

A chef Mi Aguiar estudou exatamente isso em seus cursos e viagens culinárias ao redor do mundo. Tendo em vista as novas demandas da sociedade, todos os pratos feitos por ela têm uma genuína preocupação ambiental, com o consumo consciente de alimentos e o controle de qualquer forma de desperdício.

Em sua trajetória, a chef de cozinha preparou refeições em embaixadas e eventos beneficentes de vários países, colocando sempre como foco do seu trabalho ações que trouxessem alguma melhoria para o mundo.

Para conhecer a gastronomia da chef MiAguiar, basta acessar o seu site oficial ou redes sociais. A profissional trabalha com cardápios personalizados, feitos com muito carinho por quem ama de verdade a cozinha.

Conheça os cardápios semanais da Chef MiAguiar.