Bacalhau às natas é um dos pratos disponíveis no cardápio da Semana Santa da MiAguiar Gastronomia.
Bacalhau às natas é um dos pratos disponíveis no cardápio da Semana Santa da MiAguiar Gastronomia.| Foto: Divulgação/ MiAguiar Gastronomia
  • Por MiAguiar Gastronomia
  • 17/03/2021 16:40

Família reunida, banquete à mesa e muitas risadas. Assim é a Páscoa para muitas famílias no mundo todo. A tradicional comemoração cristã relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo e celebra sua ressurreição. No entanto, a comemoração que ocorre no domingo encerra o período no qual são relembrados todos os eventos que levaram à crucificação de Jesus, a Semana Santa.

O início deste período acontece no Domingo de Ramos, dia marcado pelo retorno de Jesus à cidade de Jerusalém. E, durante essa semana, há eventos que costumam ser destacados pela comunidade cristã, como a Última Ceia, que aconteceu durante a Quinta-feira Santa; a morte de Jesus, na Sexta-feira Santa; o Sábado de Aleluia; e o Domingo de Páscoa, quando Jesus ressuscitou.

Conforme a longa tradição, a data é um bom momento para refletir sobre o significado da vida, mas também para ficar próximo à família e descansar. No entanto, os banquetes que acompanham tradicionalmente essas festividades exigem muito planejamento e, principalmente, tempo. E assim, o período que seria dedicado ao relaxamento e à celebração familiar acaba sendo consumido pelos preparos na cozinha.

Entre os pratos tradicionais da Páscoa que exigem cuidado na preparação está o bacalhau em postas.
Entre os pratos tradicionais da Páscoa que exigem cuidado na preparação está o bacalhau em postas.| Divulgação/ MiAguiar Gastronomia

Pensar na receita, comprar os ingredientes, respeitar cada tipo de preparo para tantos pratos diferentes, acertar o ponto exato do tempero para agradar a todos os gostos. A dedicação exigida para almoços de datas comemorativas é, de fato, extrema. Para isso, alternativas para essas refeições especiais vêm sendo pensadas nos últimos anos. E especialmente agora, quando estar em casa é a opção mais segura, um serviço que ganha amplo destaque é o catering. Também conhecido como buffet ou entrega de alimentos, ele permite que a comemoração seja mais livre e que todos possam curtir o tempo em família e, acima de tudo, descansar.

Em Curitiba, o serviço oferecido pela MiAguiar Gastronomia garante que todos os pratos sejam acompanhados por uma sensação de tradição e memórias. Criado pela chef mineira Milene Aguiar, o espaço preza pela cozinha afetiva. “Minha gastronomia é raiz, recheada de lembranças. Por isso, quando eu vou cozinhar para uma família que vai comemorar uma data especial, eu me conecto e trago lembranças da minha infância e dos meus momentos em família”, afirma Milene.

Além disso, a maneira personalizada com a qual lida com seus clientes é um forte diferencial. “Eu busco atender meus clientes da melhor maneira possível. Cada pedido é personalizado. Minha proposta é oferecer o que ele precisa, não somente o que eu desejo cozinhar naquele momento”, diz a chef.

Por isso, na Semana Santa, Milene preparou cardápios cheios de memórias, sabores e, é claro, cores. Entre as opções salgadas, a chef oferece entre os dias 1 e 4 de abril pratos que vão da Moqueca Suave, servida no primeiro dia, ao tradicional Bacalhau em Postas com Batatas aos Murros, servido no segundo. No dia 2, também fazem parte do cardápio o File de Peixe à Belle Meunière, o Arroz de Polvo, o Polvo à Lagareiro e o Bacalhau às Natas Gratinado.

O arroz de polvo está entre os pratos oferecidos por MiAguiar Gastronomia na Semana Santa.
O arroz de polvo está entre os pratos oferecidos por MiAguiar Gastronomia na Semana Santa.| Divulgação/ MiAguiar Gastronomia

Os preparos do terceiro dia incluem o prato Tournedos, um mignon ao molho demi-glace e cogumelos, e os Camarões à Newbourg, com os frutos do mar flambados no conhaque e molho cremoso. Para os pratos servidos para o Domingo de Páscoa estão Boeuf Bourguignon e Mignon de Porco Moura. Eles são entregues até as 18h de sábado.

O File de Peixe à Belle Meunière é um dos destaques do cardápio preparado pela chef Milene Aguiar para o período da Páscoa.
O File de Peixe à Belle Meunière é um dos destaques do cardápio preparado pela chef Milene Aguiar para o período da Páscoa.| Divulgação/ MiAguiar Gastronomia

Entre as sobremesas que fazem parte do cardápio para acompanhar os quatro menus estão a diferenciada Torta de Hóstia, o Lemon Curd Pie e o Trifle de Chocolate.

Além das opções de refeições salgadas e seus complementos, a MiAguiar Gastronomia também criou opções especiais de chocolates para deixar a Páscoa mais doce. “Tudo é decorado artesanalmente. Os ovos e os exclusivos coelhinhos são feitos com chocolate belga, da Callebaut. . Já os pães de mel, são decorados com desenhos feitos à mão em pasta americana com corantes naturais, tudo com muito carinho”, explica a chef.

Ovos são preparados artesanalmente e com chocolate nobre.
Ovos são preparados artesanalmente e com chocolate nobre.| Divulgação/ MiAguiar Gastronomia

As opções de chocolates também incluem miniovos em kits degustação, ovos de colher recheados e decorados, com sabores que vão dos brigadeiros branco e preto aos inusitados ovos de bolo de cenoura com chocolate, caramelo salgado e creme de limão siciliano. É possível acessar o cardápio completo no destaque de Páscoa do Instagram @mi.aguiar e também no site www.miaguiar.com.br .

Os mini ovos são opção para degustação no conforto do lar.
Os mini ovos são opção para degustação no conforto do lar.| Divulgação/MiAguiar Gastronomia

Entre o menu oferecido e a extensa gama de ovos de chocolate, a MiAguiar Gastronomia busca trazer pela qualidade da comida a garantia das lembranças e o cuidado com as tradições. Para saber mais informações sobre o cardápio e garantir o sucesso da Páscoa em família, basta acessar as opções na íntegra aqui.

Veja mais alguns dos chocolates disponíveis no menu da MiAguiar Gastronomia: