Vai se aventurar na culinária francesa? Chef lança livro de receitas francesas com ingredientes brasileiros
| Foto: Divulgação
  • Por MiAguiar Gastronomia
  • 08/06/2021 12:23

A culinária francesa é uma das mais prestigiadas e sofisticadas do mundo. Por isso, ela influenciou a maioria dos países em vários quesitos e, no Brasil, não poderia ser diferente. Com essa união, temos uma cozinha que mistura a gastronomia clássica com a contemporânea, em uma junção de sabores que promete surpreender.

Para que a culinária francesa pudesse ser bem aproveitada pelos chefs brasileiros, foi necessário adaptar alguns preparos, já que muitos ingredientes franceses não são comuns no Brasil. Por outro lado, aqui temos temperos e alimentos que podem ser utilizados para dar um tom diferenciado e interessante à tradição da culinária francesa.

Foi pensando nessa combinação de sabores que a chef de cozinha Mi Aguiar produziu, e com apoio de edição da Aliança Francesa de Curitiba criou um livro de receitas clássicas francesas preparadas com ingredientes brasileiros. O resultado dessa experiência foi um conjunto de receitas muito saborosas e requintadas.

Chef Milene Aguiar lança “Bouquet de Recettes”

A chef Milene Aguiar se candidatou ao concurso cultural da Aliança Francesa com o projeto do livro de receitas francesas que veio a ser batizado “Bouquet de Recettes”, uma publicação exclusiva de receitas francesas feitas com ingredientes brasileiros, incrementado com dicas especiais e exclusivas.

Conheça os cardápios semanais da Chef MiAguiar.

Com longa experiência internacional, a chef Milene Aguiar possui um extenso currículo de estudo da culinária francesa, já que frequentou a Escola L’atelier des Chefs e oInstituto Paul Bocuse, ambosna França. O livro começou a ser planejado em 2017, quando a chef ganhou um concurso cultural promovido pela Aliança Francesa.

A partir de muito estudo e experiência, o livro “Bouquet de Recettes” foi lançado como forma de unir perfeitamente essas duas culturas gastronômicas, através de receitas à moda francesa, mas preparadas com ingredientes bem brasileiros. Algumas receitas que você encontra no livro são:

  • Potage Saint Hubert: uma deliciosa sopa de lentilhas com carne de ave;
  • Poulet Sauté à L’Estragon: peito de frango salteado com estragão (tempero);
  • Entrecôte à La Bordelaise: contra filé ao molho de vinho Bordeaux e tutano;
  • Moelleux au Chocolat: clássico bolo de chocolate francês.

Uma outra preocupação da chef durante a criação das receitas foi incentivar o consumo consciente e o cuidado com o desperdício de alimentos. Essa mesma preocupação faz parte do trabalho diário da chef em seu espaço gastronômico.

A profissional sempre transmite aos seus clientes a mensagem de que um prato não se resume apenas ao produto final, mas sim a uma atenção mais ampla aos demais aspectos que envolvem o universo da cozinha, como a escolha dos ingredientes certos e a responsabilidade no uso desses ingredientes.

Com todo esse capricho e amor pela gastronomia, o livro é, sem dúvida, um presente precioso para os brasileiros que amam a culinária francesa e que apreciam refeições com um toque refinado e criativo.

Para saber mais sobre o livro e sobre o trabalho da chef Mi Aguiar, basta acessar o site oficial da profissional.