3º encontro Rethink Agro
3º encontro Rethink Agro| Foto: Divulgação
  • Por MJV
  • 18/09/2023 19:11

A 3ª edição do evento "Rethink Agro", promovido pela MJV em parceria com o grupo Tigre, aconteceu no dia 13 de setembro em São Paulo. O objetivo principal do encontro foi debater como aliar tecnologia e sustentabilidade para promover o crescimento do setor.

O evento, que reuniu especialistas de diversas empresas da cadeia do agronegócio e cooperativismo, foi dividido em 3 painéis de debate. O primeiro, abordou a tokenização de ativos no agro com a utilização de blockchain e rastreabilidade.

O painel, mediado por Gabriel Tessarini, Design Thinker e Consultor de Inovação da MJV contou com a participação de Jeff Prestes, Especialista Blockchain e Co-founder AgroToken e Michel Vitale, CEO da Trustt Digital.

Dentre os diversos pontos debatidos, os especialistas deixaram claro que, para disseminar o uso, é preciso focar nas vantagens trazidas ao produtor e pensar em formas simplificadas de aplicar a tecnologia blockchain no setor.

O segundo painel focou na aplicação da Inteligência Artificial, dados e automação no agro, e contou com a mediação de Yesica Aveldaño, Gerente de RPA e Automação da MJV e participação de Igor Henrique Nascimento, Data Intelligence Architecture Specialist E-Agro do Bradesco e Rafael Schmidt, Marketing Data Hub Manager da Bayer.

Apesar da resistência por parte de alguns produtores em adotar novas tecnologias, os executivos concordam que a IA é uma parceira no trabalho e traz inúmeras vantagens para o campo, o segredo está em usá-la a nosso favor.

O último painel abordou a eficiência hídrica e energética como forma de aumentar a produtividade no campo. A discussão foi mediada por Isabel Zampa, Head de Sustentabilidade da MJV e contou com a participação da Ana Lúcia, Especialista em Inovação da Tigre, Alexandre Viana, Especialista de Marketing de Produtos da Tigre e Paulo Maximo, Diretor de Marketing Latam da CNHI - New Holland.

“Cerca de apenas 10% dos cultivos brasileiros usam tecnologia de irrigação e isso representa um potencial imenso de crescimento e também um grande desafio”, destaca Isabel.

Segundo os especialistas, é fundamental acessibilizar soluções de monitoramento para trazer uma cultura de eficiência hídrica, energética e sustentável, principalmente para os pequenos e médios produtores.

Sobre a MJV

Durante mais de 25 anos, a MJV Technology & Innovation tem ajudado a influenciar a inovação e resolver os desafios de negócios com algumas das maiores empresas do mundo. Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Estados Unidos, Colômbia e na Europa, a consultoria conta com uma equipe composta por profissionais qualificados e multidisciplinares. Para mais informações acesse: www.mjvinnovation.com.