Além do MDF: sofisticação e qualidade dos móveis sob medida podem ser obtidos com painéis em MDP, que também apresentam todas as características de um material de qualidade
Além do MDF: sofisticação e qualidade dos móveis sob medida podem ser obtidos com painéis em MDP, que também apresentam todas as características de um material de qualidade| Foto: FOTOARQ DANIEL PRANDO
  • Por Mondrian Móveis
  • 05/07/2021 00:00

Os móveis são as principais peças que refletem o estilo da casa, principalmente se forem feitos sob medida e planejados. Porém, além de beleza e funcionalidade, eles precisam ser duradouros e ter matéria-prima de qualidade. Os materiais mais usados para a fabricação são os conhecidos painéis MDF (Medium Density Fiberboard) e MDP (Medium Density Particleboard). Mas qual escolher?

Deixar a critério do profissional ou empresa que irá desenvolvê-lo é uma boa ideia, mas conhecer um pouco dos materiais é importante para que o comprador possa colaborar na hora do planejamento dos móveis. Por isso, a Mondrian Exclusive, empresa de móveis planejados em Curitiba, explica a diferença entre os dois materiais e indica a utilização ideal para cada um deles.

MDF ou MDP: quais são as diferenças?

Quase todos os painéis de madeira reconstituída são feitos a partir de florestas plantadas especificamente para esse fim, geralmente de pinus ou eucalipto. As toras dessas árvores são utilizadas para a fabricação dos painéis, e entre eles, os mais usados são o MDF e o MDP.

O MDF é, em sua tradução, um painel de partícula de média densidade, o que significa que é feito com a fibra do cavaco de madeira – cavacos são pequenos pedaços de madeira resultantes de uma trituração. O material chegou no Brasil no final da década de 1990 e se tornou o preferido para produção de móveis, sejam os vendidos em grandes lojas (seriados), ou os produzidos sob medida ou personalizados.

Já o MDP, como a sigla define, é um painel de partículas de madeira aglutinadas, produzido a partir do cavaco. Sua utilização no Brasil é mais recente que a do MDF, porém, principalmente na Europa, sua utilização é muito maior. Nacionalmente, a utilização do MDF ainda é mais alta do que a do MDP, mesmo que os dois materiais sejam bastante utilizados.

Painéis de MDF e MDP podem ser utilizados em qualquer móvel, de qualquer ambiente, desde que não sejam externos
Painéis de MDF e MDP podem ser utilizados em qualquer móvel, de qualquer ambiente, desde que não sejam externos| FOTOARQ DANIEL PRANDO

Aplicabilidade e funcionalidade

Tanto a indústria de móveis seriados como a de móveis planejados e sob medida utilizam painéis de MDF e MDP como matéria-prima. A Mondrian Exclusive, por exemplo, utiliza ambos os materiais em seus projetos de móveis. Eles são aplicados em diversos ambientes da casa, sendo cuidadosamente escolhidos de acordo com o uso.

Ambos os painéis podem ser desmontados e montados novamente, pois, diferentemente do que muita gente acredita, os painéis não são danificados após esse processo. É necessário, contudo, utilizar a ferramenta correta para esse feito. O MDP é mais resistente que o MDF em relação ao arranque de parafusos, por exemplo. Além disso, o MDP não empena facilmente.

Outro ponto importante é que o MDP é mais resistente à umidade. Isso porque existem mais espaços vazios em sua composição para acomodar uma possível umidade antes da ocorrência de um inchaço. Em uma comparação, entende-se que o MDF acaba inchando com mais facilidade que o MDP.

Vantagens de cada painel

O MDP pode e deve ser utilizado para qualquer tipo de móvel em qualquer ambiente interno, inclusive em locais mais úmidos, como banheiro e cozinha. Na Mondrian, por exemplo, ele é muito utilizado em portas, principalmente as de correr. Além da vantagem de não inchar e não empenar, ele tem o preço menor que o MDF, já que sua produção é menos custosa. Se a opção for um móvel com cortes retos, como um roupeiro, o MDP também é o material ideal.

É possível investir sem medo em um painel de MDP de qualidade ou em MDF, estando atento aos cortes mais indicados pra cada material
É possível investir sem medo em um painel de MDP de qualidade ou em MDF, estando atento aos cortes mais indicados pra cada material| FOTOARQ DANIEL PRANDO

Já se o painel precisar de uma usinagem como recortes arredondados, como mesas ou qualquer móvel com acabamento redondo, o MDF é o mais indicado. Isso acontece porque sua estrutura é mais maleável e, portanto, mais fácil de ser trabalhada.

Como escolher o painel

A escolha de qual painel deve fazer parte do seu móvel parece complicada, mas é uma tarefa simples. Em primeiro lugar, deve-se pensar no desenho e no investimento disponível. Em seguida, torna-se relevante escolher a empresa que irá fazer o trabalho, já que ela deve apresentar capacidade tecnológica para trabalhar com o MDP e o MDF, assim como profissionais competentes e com conhecimento adequado sobre ambos os materiais.

Escolha do painel mais indicado para cada ambiente ou móvel garante durabilidade, funcionalidade e elegância
Escolha do painel mais indicado para cada ambiente ou móvel garante durabilidade, funcionalidade e elegância | FOTOARQ DANIEL PRANDO

Na Mondrian Exclusive, os móveis sob medida são personalizados de acordo com a identidade e personalidade de cada cliente, com design moderno e materiais de qualidade. Assim, a ideia é que tanto o MDF como o MDP possam agregar valor aos produtos. Além disso, a loja permite que os dois tipos de painel proporcionem móveis para cozinhas, dormitórios, closets, salas, banheiros, comerciais ou corporativos. O cliente conta, ainda, com a orientação de um profissional da área, item essencial pra que a escolha do material seja sempre perfeita.