MotorBull explica a diferença entre condicionador, aditivo e protetor de motor e quais os benefícios de cada um
MotorBull explica a diferença entre condicionador, aditivo e protetor de motor e quais os benefícios de cada um| Foto: Divulgação / Foto: Felipe Tomasoni
  • Por Motorbull Protetor de Motores e Metais
  • 17/12/2019 15:16

Talvez, algumas pessoas pensem que o condicionador, o aditivo e o protetor de motor sejam produtos sem grandes diferenças entre si ou que forneçam o mesmo efeito para o carro, mas isso não é assim. Os produtos possuem diferenças e agem de forma específica no motor e nos metais do carro. Por isso, vamos mostrar quais são as diferenças entre eles e o que cada produto faz. Confira!

Condicionador de metais

O condicionador de metais é um produto de origem sintética, desenvolvido à base de cloro, que atua no motor formando uma película protetora contra o desgaste das peças metálicas sujeitas à fricção, sendo essa sua principal finalidade, reduzir o atrito entre as peças e, consequentemente, diminuir o desgaste dos componentes, aumentando sua durabilidade.

Porém, os condicionadores de metais não são aditivos para o óleo, pois não são compostos para alterar ou acrescentar características ao óleo lubrificante do veículo. Eles são feitos especificamente para melhorar a performance e vida útil dos componentes metálicos, utilizando o óleo lubrificante somente para que o veículo possa espalhar o fluido por todo o sistema interno do motor. Ou seja, o condicionador de metais não altera as características dos óleos lubrificantes e, portanto, não pode ser considerado um aditivo.

Um ponto que precisa ser destacado, no entanto, é que o cloro presente em sua fórmula pode oferecer inúmeros agravantes. É preciso que o motorista se atente para o fato de que o pacote de aditivo do óleo (o mais importante na lubrificação) é transformado em ácido, que corrói as partes de alumínio do motor, danifica e resseca as vedações e retentores, ocasionando vazamentos de óleo.

Aditivos para o óleo do motor

O aditivo para o óleo do motor é um produto que promete melhorar o desempenho do fluido, reduzindo atritos e prolongando a vida útil do motor. Em geral, esse produto é oferecido aos motoristas no momento da troca de óleo.

De acordo com especialistas, o aditivo para o óleo do motor pode até ser benéfico, mas é preciso conhecer a fórmula do produto para ter a certeza de que ele realmente garante as vantagens que promete. Em alguns casos, há uma promessa de que o aditivo irá aumentar a potência do motor ou reduzir o consumo de combustível do carro, mas é preciso reforçar que o produto não faz milagres e que existem aditivos que são vendidos a partir de propagandas enganosas.

Sendo assim, é importante verificar as especificações e as finalidades do produto antes de fazer a aquisição. Instituições como o Laboratório de Análise de Óleos Lubrificantes e Combustíveis do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por exemplo, afirmam que não existem estudos suficientes que comprovem a eficácia dos aditivos para o óleo de motor.

Protetor de motores e metais

O protetor de motores e metais da Motorbull é resultado de uma pesquisa conduzida na Alemanha, com o objetivo de atender o setor industrial e sua necessidade de reduzir os custos de manutenção com maquinários. A fórmula foi criada com nanopartículas de carbono, o elemento mais resistente da natureza, além de conter também uma cadeia de três ésteres, que ajudam a recuperar e reidratar as vedações e retentores danificados, protegendo as moléculas do óleo contra a oxidação.

Assim, a fórmula de Motorbull é considerada a mais avançada tecnologia para a proteção de motores e metais do mundo. Graças às nanopartículas de carbono, a proteção e redução de atrito das partes móveis do motor são aprimoradas, diminuindo a temperatura de funcionamento do motor e tornando as partes móveis até 20 vezes mais resistentes contra desgastes provocados por extrema temperatura, pressão, corrosão e fricção.

O produto não altera as folgas do motor e não contém cloro. Sendo assim, Motorbull não oferece os agravantes de corrosão do alumínio ou deterioração dos retentores e vedações do motor. Conheça o produto e comprove a sua qualidade!