Mastigar faz parte das necessidades dos cachorrinhos, mas não pode virar um hábito
Mastigar faz parte das necessidades dos cachorrinhos, mas não pode virar um hábito| Foto: Shutterstock
  • Por My Pet
  • 13/10/2021 17:40

Filhote em casa significa momentos de fofura, brincadeiras, lambidas e muitas mordidas. Apesar de ser um hábito comum, poucas pessoas sabem por que os filhotinhos têm essa mania de morder.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que, quando pequenos, os pets têm esta necessidade fisiológica de morder algo para ajudar no seu desenvolvimento.

“Os filhotes são curiosos, parte do motivo de morder tudo é devido a isso. Também fazem isso por ser uma forma de brincar e coçar as gengivas. Pode também indicar ansiedade, tédio e falta de atividade física”, explica a veterinária Isabela Canto, da My Pet.

Na verdade, para os filhotinhos tudo não passa de uma grande brincadeira e a hora de se divertir com seu amiguinho é um dos momentos mais prazerosos e importantes da relação de vocês.

Isso porque, nessa hora, os laços são estreitados ainda mais e os vínculos, reforçados. Por isso, é natural que o cãozinho e o gatinho mordam enquanto brincam com seus donos.

Mas o que fazer quando as mordidas saem do controle e os bichinhos começam a morder tudo que encontram pela frente?

Mastigar é uma necessidade para os cachorros

Morder faz parte do instinto dos cachorros em qualquer fase da vida. Por isso, quando são filhotes, esse é um comportamento normal.

A juventude é a fase de maior atividade na vida dos cães, é quando eles descobrem coisas novas a todo momento, como sabores, texturas e sensações.

Portanto, as mordidas fazem bem para o aprendizado e da interação do pet com seu tutor. Mas não é por isso que as mordidas devem ser liberadas para sempre.

A partir da terceira semana de vida do filhote, é fundamental que o dono desestimule a mordedura e, assim, eduque seu amiguinho a não colocar tudo que encontrar na boca, evitando problemas futuros.

Nascimento dos dentes

Da mesma forma que acontece com as crianças, o nascimento dos dentes nos filhotes causa desconforto na gengiva, com uma sensação de coceira. Portanto, morder algum objeto proporciona alívio nesse momento.

Por isso, é importante deixar à disposição dos cachorrinhos brinquedinhos macios, mas resistentes o suficiente para não soltarem pedaços que possam ser engolidos.

A troca de dentes, que geralmente ocorre a partir do 3º mês, também influencia as mordidas. Isso porque, assim como em nós, ela dói e incomoda.

Nesse momento, os dentes de leite começam a cair. A troca pelos dentes permanentes acontece até o 5º ou 6º mês e eles continuam a crescer até o 7º mês.

Quando os gatos filhotes mordem muito

Os gatinhos emitem sinais antes de morder.
Os gatinhos emitem sinais antes de morder.| Shutterstock

Não são apenas os cachorrinhos que têm o costume de morder quando jovens. Os bichanos também, mas nesse caso, eles podem ser influenciados pelos próprios donos.

Mesmo sem querer, alguns movimentos dos tutores podem indicar para os filhotes que as mordidas são divertidas e fazem parte da brincadeira.

Nesse sentido, é fundamental saber agir para evitar que esse hábito seja associado a carinho e diversão, por exemplo. No caso dos gatos, eles emitem sinais antes de morder.

Veja alguns desses sinais:

  • Dorso elevado;
  • Pelos arrepiados;
  • Olhar fixo;
  • Ronronar baixo e rouco;
  • Pupilas dilatadas;
  • Orelhas para trás.

As mordidas dos felinos jovens também podem ser motivadas por raiva ou dor, além da brincadeira.

Por isso, para incentivá-los a parar com esse hábito, é importante entender também em quais momentos eles costumam utilizar mordidas para pedir atenção e carinho ou para demonstrar que alguma coisa está incomodando.

Tenha um plano My Pet é garanta o cuidado que seu filhote precisa

Mastigação como sinal de estresse

Independente da idade do cão, morder é a principal forma de aliviar o estresse acumulado. Com isso, ele fará tudo para descarregar a energia acumulada e, assim, seu comportamento será mais destrutivo.

Para aliviar a tensão do pet, o tutor pode evitar as situações que provocam o estresse e premiar seu amiguinho quando ele apresentar um comportamento mais relaxado.

Outra forma de aliviar a tensão do cãozinho é fazer com que ele se exercite diariamente, para descarregar a energia acumulada. Brinquedos que estimulam a inteligência e o olfato também são indicados.

Picacismo

Alguns cães e gatos costumam ingerir elementos que não são comida. Na verdade, isso caracteriza um tipo de distúrbio alimentar chamado picacismo.

“Esse distúrbio pode ser causado por deficiências de nutrientes ou má absorção deles. Grande parte desse hábito é de origem comportamental, quando o animal ingere coisas por puro tédio ou para chamar a atenção de seus tutores”, explica a veterinária da My Pet.

Comer terra é falta de vitamina?

Alguns tutores flagram seus cãezinhos comendo terra e isso pode ser sinal que algo está errado com a saúde deles.

De acordo com a Dra. Isabela Canto, esse hábito é capaz de ser um sinal de falta de vitaminas. “Se a ração não for de boa qualidade, podem faltar alguns nutrientes em sua composição e instintivamente os cães procuram ingerir terra ou até mesmo pedras”, acrescenta.

Essa deficiência também pode ser causada por problemas de absorção dos nutrientes fornecidos na dieta ou sinal de ansiedade e estresse.

Em todos os casos, é importante procurar o veterinário para um diagnóstico completo.

Outras causas para as mordidas

Outras circunstâncias também estimulam o hábito de mordidas nos filhotes, tais como: tédio, medo, a necessidade de limpar os dentes, proteção territorial, falta de atividade física, ansiedade, fome, sede e também para chamar a atenção do tutor.

Como parar de morder?

Com filhotes devemos ter uma dose extra de paciência, pois assim como crianças, eles ainda estão aprendendo se podem ou não fazer algo e, nesse caso, cabe aos tutores ensiná-los.

Brincar muito e gastar energia ajuda a reduzir o hábito de morder objetos indevidos, pois filhotes cansam rápido e dormem bastante.

“Reforço positivo, elogiando e acariciando quando ele estiver calmo e permitir carinho e brincadeira sem morder também é importante. Quando precisar brigar nesses momentos, o ideal é falar um não incisivo, sem agressão física ou ameaça”, complementa a veterinária da My Pet.

Algumas dicas importantes

Nunca incentive seu filhotinho a morder, pois isso vai contribuir para aflorar ainda mais esse instinto nele e, assim, ele poderá ser um animal adulto agressivo.

Direcione sua atenção para outro foco

Muitos filhotes mordem para chamar a atenção dos seus donos. Nessa hora, direcione sua atenção para outros objetos. Jogue uma bolinha ou outro brinquedo, por exemplo. Ofereça algo tão bom quanto suas mãos.

Compre mordedores

Existem brinquedos feitos para os filhotes aliviarem a necessidade de morder. Outra alternativa é oferecer petiscos saudáveis, como cenoura, maçã, abobrinha, pera e ossinhos, por exemplo. Mas é fundamental consultar o veterinário para saber o que é permitido.

Ignore seu peludo

Essa é uma ótima forma de punição, pois ele vai entender que a mordida não tem efeito positivo. Evite gritar e dar bronca, não adianta. Então, quando ele começar a morder, vire o olhar e não fale com ele.

Mais momentos de exercícios

No caso de filhote que morde por ansiedade ou tédio, se exercitar é uma ótima forma de resolver o problema. Leve-o para passear e brinque com ele diariamente, para gastar a energia acumulada.

My Pet

Agora que você já sabe por que filhotes mordem tudo, já pode cuidar ainda mais da saúde dele. A My Pet possui uma equipe de veterinários experientes e especialistas em diversas áreas.

Dessa maneira, os pets cobertos pelo plano são cuidados por profissionais qualificados, capazes de identificar da maneira mais assertiva possíveis patologias e outras questões, a partir de uma análise clínica mais apropriada.

Clique e conheça a My Pet, primeiro plano de cuidado veterinário domiciliar.