Utilização da API do WhatsApp nas empresas pode reduzir custo de telefonia em até 40%
| Foto:
  • Por Nexcore
  • 20/04/2021 11:54

Durante a pandemia, a crise econômica se acentuou e muitas empresas tiveram de cortar gastos e fazer adaptações. Por outro lado, um grande número de organizações percebeu que o atendimento ao cliente é um setor primordial.

De acordo com a pesquisa da Microsoft State of Global Customer Service Report, publicada em 2020, ano de início da pandemia da Covid-19, 61% das pessoas já deixaram de adquirir um serviço ou produto por falhas no atendimento ao cliente.

Essa mesma pesquisa também revelou que, em 2020, 59% dos consumidores estavam mais exigentes com relação ao suporte oferecido pelas empresas do que no ano anterior, 2019.

Ou seja, esse setor se tornou estratégico para as organizações que buscam maneiras de fidelizar sua carteira de clientes e expandir os negócios. Nesse contexto, o uso de um software de atendimento ao cliente é uma alternativa para transformar esse objetivo em realidade.

Fluidez e economia

Visando esse propósito, um dos investimentos em tecnologias para atendimento aos clientes e colaboradores que vem chamando mais atenção envolve o chat e a API do WhatsApp. Eles possibilitam que as empresas desenvolvam uma comunicação rápida e com mais qualidade com seus clientes, estreitando relacionamentos e conquistando mais confiança.

Um caso emblemático é o da Pósitron Stoneridge, fabricante de acessórios automotivos e referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas em segurança e conforto, infotainment e rastreamento. O diretor da Unidade Rastreadores da empresa, Obson Cardoso, conta que a Pósitron escolheu as plataformas da Nexcore Tecnologia para alcançar um atendimento de melhor qualidade durante o período da pandemia, em que o contato presencial com o cliente ficou limitado.

“Faz parte do propósito de nossa empresa inovar e investir em novas tecnologias. Em consonância com essa estratégia e para suportar o crescimento da empresa, investimos em uma comunicação omnichannel para melhorar a experiência de atendimento dos nossos clientes. A transição coincidiu com este período e nos trouxe inúmeros benefícios, tais como agilidade no atendimento e aumento do nível de satisfação dos clientes”, comenta.

Na Pósitron, o software da Nexcore é utilizado para tratativas externas de clientes e fornecedores. E, internamente, deixou a comunicação mais fluida. “Além disso, as despesas com telefonia caíram cerca de 40%”, explica Cardoso.

Uso do software

A Nexcore fornece um software capaz de automatizar operações inteiras — sejam elas internas (como áreas de RH, cobrança e vendas) ou áreas externas — para atendimento ao cliente de maneira integrada, seja por chabot, WhatsApp, Messenger, telefonia ou e-mail.

“O Nexus é uma plataforma completamente flexível e se adapta ao cenário de necessidade do consumidor final”, lembra Leandro Habinoski, Gerente de Projetos da Nexcore.

A Nexcore disponibiliza uma vasta documentação com todas as APIs criadas pela empresa para a consulta do cliente, que pode definir o que se enquadra melhor na sua própria integração. Se for necessária uma customização ou integração diferente, ela será criada. Ou ainda, serão disponibilizados códigos para que o próprio cliente desenvolva a API em sua plataforma. A nova documentação criada fica disponível para outros clientes.

O diretor da Pósitron explica que o software de atendimento ao cliente está no mercado justamente para facilitar esses processos, tornando-os mais ágeis e possibilitando aos atendentes responder a um número maior de clientes, de maneira eficiente. “Atualmente, utilizamos o software da Nexcore apenas para a tratativa de WhatsApp. Mas já tivemos ótimas referências e oportunidade de conhecer os demais serviços ofertados pela empresa, que são igualmente positivos”, completa Obson Cardoso.