Detalhes como tamanho e posicionamento de portas e janelas influenciam na qualidade de vida
Detalhes como tamanho e posicionamento de portas e janelas influenciam na qualidade de vida| Foto: Shutterstock
  • Por Nichele
  • 21/07/2021 12:46

As portas e as janelas são os elementos que conectam uma casa com o mundo. Por isso, precisam ser escolhidas com muita responsabilidade e carinho.

A Nichele Materiais de Construção preparou algumas dicas especiais para ajudar quem precisa de ajuda para saber em quais elementos prestar atenção no momento de escolher os melhores componentes e acessórios para seu imóvel.

Antes de mais nada: tamanho!

O tamanho é um erro fatal na hora de comprar portas e janelas. Antes de escolher um modelo, é essencial pensar que não são apenas as medidas de altura e largura que importam. Os cômodos da sua casa precisam ser funcionais e confortáveis.

Vale se perguntar como se dará a logística quando a porta ou janela abrir e fechar. Em cômodos que costumam ser menores ou comportar eletrodomésticos grandes, como a cozinha e área de serviço, pense em uma entrada que possibilite a passagem de fogões, geladeiras ou máquinas de lavar.

Na hora de tomar as medidas das janelas, a atenção precisa ser dobrada. Isso porque o peitoril, como é chamada a parte de baixo da janela, também precisa entrar na equação. Na dúvida, converse com o vendedor da Nichele que estiver te auxiliando no momento da compra.

Compre sua porta ou janela sem sair de casa, pelo WhatsApp!

Pensando o posicionamento

A posição é especialmente importante na hora de pensar em comprar janelas. É comum que a luz natural chegue em momentos e intensidades diferentes em cada cômodo da casa. Antes de oficializar a escolha do modelo, e se a abertura será para a esquerda ou direita, pense em que tipo de luz você deseja em cada cômodo.

Em um escritório, por exemplo, janelas grandes posicionadas na direção em que o sol se põe podem trazer problemas de visibilidade para as tarefas que você estiver executando no fim da tarde.

Quem mora em localidades mais frias também pode sofrer com o posicionamento errado das vidraças. O ideal é sempre ter uma fonte de iluminação a leste, para pegar o sol da manhã. Assim, o cômodo se mantém aquecido durante o dia.

Já para quem tem o problema contrário e acha a casa muito abafada, uma boa dica é recorrer à tática da ventilação cruzada, em que as janelas e portas ficam posicionadas em direções paralelas opostas, assegurando que o ar circule.

Atenção ao material ideal

E já que o assunto é temperatura, pense com carinho no material dos produtos escolhidos. Esse detalhe influencia diretamente no padrão térmico de cada ambiente.

As tradicionais portas de madeira, por exemplo, são boas escolhas para espaços que pedem isolamento de calor, como os quartos, além de também contribuírem para a acústica e serem altamente resistentes.

Já as janelas de alumínio apresentam um bom desempenho, climatizando ambientes que já são mais quentes por natureza, como a cozinha.

As portas de PVC, por sua vez, embora sejam boas isolantes térmicas, têm um nível de resistência muito baixo ao vento e à chuva. Por isso, são mais adequadas para locais protegidos desses fenômenos climáticos.

Discuta as possibilidades com o profissional responsável pela obra e com a equipe Nichele no momento da compra, sempre levando em consideração se as portas escolhidas serão para espaços internos ou externos, e se o design do produto combina com o restante da decoração da casa.

Lembre-se: as portas são o cartão de visitas de qualquer cômodo.

Escolhendo puxadores de porta

Uma vez escolhido o material, reflita com carinho sobre um componente que quase não entra na lista de prioridades de quem está reformando ou construindo uma casa: os puxadores das portas.

O puxador é um item central para que sua porta seja funcional e não uma dor de cabeça, além de desempenhar um papel importante para o visual e harmonização do espaço.

Na hora da escolha, prefira em um modelo que seja proporcional ao tamanho da porta. Para a altura padrão de um batente, que é de 2,10 m, o ideal é um puxador que tenha no máximo 60 cm. Medidas personalizadas pedem puxadores maiores.

No caso das portas de madeira, para manter a elegância, opte sempre pelo contraste entre a superfície e o puxador: se um tem mais frisos, desenhos ou texturas, o ideal é que o outro seja neutro e liso.

Confira a variedade de puxadores para todas as necessidades no catálogo da Nichele

Pense na paleta de cores

As portas e janelas não precisam mais ser neutras. Hoje, até mesmo as decorações mais minimalistas se reinventaram e têm incorporado um toque de jovialidade com tons mais ousados. No entanto, é preciso garantir que haja harmonia com o restante do cômodo.

As versões mais claras ou abertas de cores como amarelo, laranja e azul podem ficar bem em portas internas. Nesse caso, prefira sempre que a parede em que a instalação será feita seja neutra, de preferência branca, para criar o contraste.

Já as janelas e portas mais tradicionais, em branco ou madeira envernizada, são as mais acertadas para quem deseja manter o ambiente sóbrio e elegante. Também são as escolhas mais indicadas para quem está fazendo uma reforma grande e não pretende embarcar em outra tão cedo, já que é mais fácil enjoar das cores exóticas do que da neutralidade.

Gostou das dicas? Então, é hora de escolher as suas.Acesse e compre suas portas ou janelas com a nichele pelo telefone agora mesmo!