Banheiro planejado precisa ser adequado às necessidades dos moradores acima de qualquer outro critério
Banheiro planejado precisa ser adequado às necessidades dos moradores acima de qualquer outro critério| Foto: Shutterstock
  • Por Nichele
  • 21/07/2021 13:07

Um cômodo planejado é sempre sinônimo de sofisticação, imponência e versatilidade. Afinal, mais do que encomendar móveis que sejam feitos sob medida para o ambiente, planejar é uma maneira de assegurar que o espaço seja funcional e acessível, tudo isso enquanto combina o design com a sua personalidade.

Agora, o conceito também tem sido aplicado aos banheiros. Se antes esses cantos da casa não tinham seu potencial completamente aproveitado, atualmente, os projetos arquitetônicos mais modernos já levam sua importância em conta para criar uma ambientação acolhedora e agradável.

Pensando em entrar na moda do banheiro planejado? A Nichele Materiais para Construção, loja paranaense com 45 anos de tradição, listou algumas dicas para te ajudar nesse projeto. Confira:

Incorpore a criatividade aos melhores acabamentos para banheiro

Finalizada a parte hidráulica, é o acabamento do banheiro que vai garantir o toque de refinamento e personalidade que o cômodo planejado pede.

Hoje, os acabamentos para banheiro não precisam mais se limitar à paleta de cores básica, composta por tons neutros ou pastéis. É possível encontrar componentes que exalam vivacidade e refletem as particularidades dos moradores da casa.

Para quem quer dar um toque moderno às paredes, mas ainda não se sente confortável para ousar muito, os acabamentos em concreto ou metal impermeabilizável oferecem renovação e minimalismo, além de potencializarem a iluminação, sobretudo com lâmpadas de LED.

Já para as pessoas que desejam uma aparência mais jovial e despojada, uma boa saída é apostar na cerâmica em cores como amarelo, azul e verde-água.

Com um aspecto convidativo e divertido, esses tons oferecem um contraste interessante com plantas, agora que as folhagens despontam como um elemento de decoração que cada vez mais ganha espaço em banheiros e lavabos.

Vale pensar fora da caixa e não se ater aos velhos padrões. Na dúvida, entre em contato com a central de vendas da Nichele pelo WhatsApp e consulte a variedade de itens em estoque. Conhecer as possibilidades é um bom jeito de dar asas à criatividade.

Conheça o catálogo de organização e decoração da Nichele

Revestimentos para pisos e paredes

Quando se fala em banheiro planejado, a ideia é que o espaço não seja apenas bonito e bem aproveitado, mas que também ofereça mais qualidade de vida para quem usufrui dele.

Na hora de escolher o revestimento para pisos e paredes, vale pensar não apenas nas qualidades isoladas do material, mas em como sua aplicação vai impactar todas as pessoas que transitam pelo cômodo diariamente.

O mármore, por exemplo, é uma opção segura. Bonito, elegante, durável e de fácil manutenção, é uma escolha para quem não quer fugir do clássico. No entanto, pode exigir um investimento um pouco maior.

Já os ladrilhos são escolhas personalizáveis e democráticas, com muitas possibilidades de cores, mas que pedem uma decoração contemporânea que acentue a sensação de leveza e espontaneidade.

Quem gosta de acompanhar as tendências pode apostar sem medo nos porcelanatos. Resistente, fácil de limpar e com excelente custo-benefício, é um acabamento charmoso e elegante. Por ser mais escorregadio, pede um pouco mais de atenção na aplicação em pisos, principalmente para quem tem crianças ou pessoas com dificuldade de mobilidade em casa.

O segredo para não errar no revestimento é contar sempre com a ajuda de um consultor especializado no momento da decisão. Na Nichele, por exemplo, a equipe é altamente treinada para ajudar a eliminar as dúvidas e fazer a escolha correta.

Tire suas dúvidas com a Nichele por WhatsApp agora mesmo!

Itens obrigatórios para banheiro planejado

Chuveiro, vaso sanitário e pia são alguns itens que não podem faltar no banheiro, é claro. No entanto, mesmo esses componentes obrigatórios permitem alguma flexibilidade no momento da compra.

Os chuveiros, por exemplo, estão disponíveis em diversos modelos que oferecem graus variados de conforto.

Hoje, a aposta mais moderna é o chuveiro híbrido, que possui suporte para várias fontes de aquecimento, incluindo gás e energia solar. Além de gastar menos luz, essa opção ainda mantém a água quente o tempo todo — detalhe fundamental para quem vive na região Sul, conhecida pelas temperaturas mais baixas.

Já as pias precisam sempre estar alinhadas ao revestimento, principalmente quando são embutidas nas bancadas. Assim, o design do seu banheiro planejado fica ainda mais harmonioso e bonito.

Para conseguir que esses itens obrigatórios conversem com o restante da decoração mais facilmente, uma boa dica é preferir sempre fazer suas compras em lojas que concentrem todos os produtos necessários em um mesmo lugar.

Dessa forma, as chances de encontrar objetos de uma mesma linha, marca, fornecedor ou itens compatíveis são muito maiores.

Iluminação para banheiros

Geralmente, os banheiros são os ambientes com a menor metragem da casa. Por isso, a iluminação precisa ser pensada estrategicamente, de uma maneira que valorize todo o trabalho de decoração sem perder o equilíbrio na distribuição da luz.

Para atingir o objetivo, vale pensar em dois projetos de iluminação: um geral, para o cômodo inteiro, e outro para focos específicos, como o box do chuveiro e o espelho.

As luminárias de plafon são soluções modernas para as lâmpadas de teto, que iluminam o banheiro todo. Caracterizadas pelas estruturas foscas quadradas ou redondas, deixam a luz distribuída mais difusa e proporcionam uma ambientação mais confortável e íntima. Já para os focos de iluminação, aposte em spots ou fitas de led.

Use os espelhos a seu favor

Os banheiros planejados são criados para ser espaços de intimidade, isolamento, tranquilidade e autocuidado. Para potencializar essas características, um bom caminho é valorizar os espelhos.

Prefira sempre pendurar esses itens de uma forma que o centro fique à altura dos olhos. A única exceção à regra é o modelo de corpo inteiro, que precisa sempre ser instalado a partir da linha do piso. Para se certificar de que está adquirindo um produto do tamanho correto, tire as medidas antes de ir às compras.

Gostou das dicas? Agora, é só enviar suas ideias para a central de vendas por WhatsApp da Nichele e pedir um orçamento. É fácil, prático e leva apenas alguns minutos!