Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Nichele possibilita aquisição de caixa de ferramentas completa pelo WhatsApp.
Nichele possibilita aquisição de caixa de ferramentas completa pelo WhatsApp.| Foto: Shutterstock
  • Por Nichele
  • 21/07/2021 12:58

Ter uma boa caixa de ferramentas em casa é o caminho para evitar que pequenos sufocos domésticos se transformem em um grande problema. Afinal, mesmo que você não entenda muito sobre consertos mais complexos, estar preparado para fazer alguns reparos e ajustes simples é fundamental para fugir de transtornos e economizar dinheiro.

Para te ajudar, a Nichele, uma das melhores lojas de material de construção do Paraná, preparou uma lista completa com tudo que você precisa para montar a maleta de ferramentas ideal.

Todos os itens podem ser adquiridos sem sair de casa. Basta clicar aqui e fazer seu pedido pelo WhatsApp. Fácil e rápido!

Caixa de ferramentas básica

Para começar a sua primeira caixa de ferramentas, é importante adquirir alguns itens úteis no dia a dia, seja para algum remendo emergencial, ou para tarefas menos urgentes, como pendurar um quadro novo na parede ou instalar um móvel.

Nesse cenário, você precisa investir em:

  • Um martelo simples: ao chegar na loja de material de construção, você vai descobrir que existem vários modelos de martelo. Opte pelo martelo unha, que tem aquele formato clássico, com uma das pontas da cabeça em forma de garra. Essa extremidade é utilizada para arrancar pregos;

Clique aqui e compre seu martelo unha!

  • Pregos: se possível, adquira embalagens com diversos tamanhos de pregos, para garantir mais comodidade e eficiência quando precisar da sua caixa de ferramentas. Na dúvida, a medida 17x21 costuma ser democrática. Por isso, é a mais utilizada;
  • Um rolo de silver tape: a fita adesiva, geralmente preta ou prateada, foi criada para ser aderente, durável e resistente. Por isso, é ideal como solução provisória para vazamentos de água ou reforçar objetos de plástico que estejam rachados;
  • Uma trena: simples e prática, é utilizada para tirar medidas. Fundamental na hora de comprar um móvel novo ou avaliar a possibilidade de renovar a decoração da casa;
  • Um alicate universal: versátil, essa ferramenta pode ser utilizada tanto para apertar, quanto para cortar. Costuma ser utilizada em fios elétricos e parafusos;
  • Um jogo de chaves de fenda: e falando em parafusos, um bom conjunto de chaves de fenda não pode faltar na sua maleta!
  • Fita isolante e fita veda rosca: esses dois materiais são imprescindíveis para pequenos ajustes, seja na instalação do chuveiro, para ajustes em encanamentos e fiações desencapadas.
    Esses instrumentos podem ser usados tanto para apertar quanto para afrouxar um parafuso. Contudo, como existem vários formatos de tarraxa, é importante ter um kit completo à disposição.
    Na hora de comprar o jogo, prefira sempre as opções que já venham com alguns modelos de chave phillips, utilizada para os chamados parafusos de fenda cruzada, que são comuns em móveis de madeira.

Clique aqui e compre seu primeiro jogo de chaves de fenda

Itens avançados para sua caixa de ferramentas

Se você já passou do nível de principiante e quer turbinar sua maleta, vale apostar em alguns produtos que, embora não sejam tão usuais no dia a dia ou que exijam alguma habilidade de manuseio, farão toda a diferença em uma situação de urgência.

Para ter uma caixa de ferramentas completa, invista em:

  • Uma furadeira: quem nunca passou pelo perrengue de precisar percorrer os grupos de amigos perguntando quem tem uma furadeira para emprestar?
    Embora exija um certo conhecimento para ser usada de maneira eficiente e segura, é uma ferramenta indispensável para quem tem o hábito de montar móveis ou fazer instalações nas paredes de casa por conta própria.
    Para uso doméstico, uma boa furadeira com voltagem de 400 w costuma dar conta do recado. Preste atenção ao peso e escolha modelos mais leves;

Compre sua furadeira com o melhor custo-benefício!

  • Uma chave de grifo: é um item crucial para salvar a vida em uma das adversidades domésticas mais incômodas que podem acontecer — as emergências hidráulicas. Pode ser usada para reparar canos, desemperrar registros hídricos ou instalar e retirar torneiras, apenas para citar alguns exemplos;
  • Uma serra: essencial para cortar objetos feitos de materiais resistentes sem quebrar ou rachar a matéria-prima, incluindo canos, metais e produtos em madeira, como móveis e portas.

Outros acessórios úteis

Algumas outras aquisições que podem fazer a diferença na sua caixa de ferramentas numa situação inesperada:

  • Tesoura;
  • Lanterna (e pilhas ou baterias extra);
  • Variedade de fitas, como isolante e dupla face;
  • Saquinho de brocas, para quem costuma usar a furadeira.

Lista aprovada? Ótimo! Agora, é só enviar essa relação para a Nichele via WhatsApp e receber em casa os itens da sua nova caixa de ferramentas.