Para escolher a tonalidade da tinta, é preciso saber quais as sensações que se deseja transmitir em cada ambiente da casa
Para escolher a tonalidade da tinta, é preciso saber quais as sensações que se deseja transmitir em cada ambiente da casa| Foto: Bigstock
  • Por Nichele
  • 17/03/2022 12:01

Tendências e mudanças fazem parte do nosso cotidiano, e nosso lar não passa ileso. Quando se faz necessário renovar ou surge o desejo de inovar, uma das possibilidades mais práticas é mudar as cores das paredes. Mas, com uma paleta quase infinita de opções de cores e tipos de tinta, como escolher a que irá melhor valorizar cada cômodo?

“Ao escolher uma tonalidade nova de tinta, devemos estar atentos às sensações que queremos no ambiente. É sempre interessante a relação com a cromoterapia neste momento,” explica a arquiteta e arquiteta de varejo da Nichele, Thaís Possamai. “Por exemplo, cores vibrantes são ótimas, mas se colocarmos no quarto do bebê, ao invés de ser um espaço calmo para descanso, a cor vibrante estará estimulando o bebê o tempo inteiro”,

Thaís afirma que muitas das tendências do ano estão relacionadas à cromoterapia e à psicologia das cores, como é o caso da Pantone, que em 2022 elegeu a ‘Very Pery’, uma tonalidade de azul floral definida pela diretora executiva da Pantone Color Institute como “alegre e positiva”.

“A escolha da cor do ano sempre leva em consideração o momento em que a sociedade está vivendo e se expressando. Por exemplo, a cor do ano da Suvinil é Eclipse, que representa recomeço. É um tom de verde fresco, que traz a energia e a saturação que precisamos ao entrar em uma nova aventura”, reforça Thaís. Por isso, segundo a arquiteta, essas tonalidades são uma boa pedida para renovar os ambientes, já que compõem bem com cores neutras, além de despertar novas tendências de decoração.

A Nichele tem à disposição um cardápio variado de cores e tipos de tintas para cada tipo de ambiente
A Nichele tem à disposição um cardápio variado de cores e tipos de tintas para cada tipo de ambiente| Crédito: Divulgação

Pensando nesses aspectos, a arquiteta separou algumas dicas de cores e tipos de tinta para você não errar na hora de inovar nos cômodos:

  1. Área externa
    Se a necessidade for de manutenção, cores acinzentadas e tintas acrílicas sempre são as melhores para ambientes abertos.
    Sugestões: cores Elefante e Crômio.
    Dica de tinta Suvinil: Suvinil Sempre Nova é uma tinta especialmente desenvolvida para proporcionar excelente desempenho em superfícies de alvenaria nas áreas externas, expostas à ação do tempo.
  2. Sala de Estar
    As cores para esse espaço devem proporcionar um ambiente de conforto e relaxamento. A dica é apostar sempre em tonalidades neutras, como cinzas, beges, verdes, marrons, azuis, além de utilizar tintas foscas ou acetinadas.
    Sugestões: cores Papel Picado e Rafia.
    Dica de tinta Suvinil: Suvinil Toque de Seda é a que dá à parede aspecto de sofisticação, e mantém o brilho em superfícies internas perfeita por mais tempo.
  3. Quarto
    As cores para o ambiente do quarto podem seguir o mesmo tipo de tinta e de ideia das sugeridas para a sala de estar, apostando, porém, em tonalidades mais escuras.
    Sugestões: cores Azul Marola, Chá de Menta e Glacê.
    Dica de tinta Suvinil: Suvinil Família Protegida é uma tinta antibactéria que evita que bactérias, fungos e mofo se proliferem nas paredes.
  4. Sala de jantar e cozinha
    Cores quentes e tintas acetinadas ou acrílicas são ótimas apostas para esses ambientes da casa. Tons amarelos, alaranjados e vermelhos trazem emoção e alegria ao cômodo, além de despertar o apetite.
    Sugestões: cores Dia de sorte, Frevo e Fogo.
    Dica de tinta Suvinil: Suvinil Toque de Luz é uma tinta de alta performance que traz mais intensidade e brilho aos espaços da sua casa. A luz faz toda a diferença na decoração e iluminação de ambientes internos.
Somada à variedade de tintas, cliente Nichele encontra também todos os demais materiais necessários para a realização da pintura em casa
Somada à variedade de tintas, cliente Nichele encontra também todos os demais materiais necessários para a realização da pintura em casa| Crédito: Divulgação

Todas as tintas sugeridas estão disponíveis na Nichele, e podem ser adquiridas tanto nas lojas físicas da rede quanto pela internet.