Piscina em casa? Saiba como investir em um ambiente de lazer e descanso no quintal
| Foto: ShutterStock
  • Por Nichele
  • 11/01/2021 13:19

Para muitos, ter uma piscina para se refrescar nos dias quentes ou, até mesmo, desfrutar do ambiente em dias frios ainda é um sonho. O espaço é um refúgio no quintal de casa, seja para aproveitar sozinho ou para reunir familiares e amigos para momentos de diversão. Além disso, construir um ambiente com piscina renova espaços e valoriza a arquitetura do imóvel.

Para quem deseja realizar esse sonho, a arquiteta Thais Possamai diz que as obras que envolvem a realização de uma piscina têm diferenças técnicas de execução. De acordo com a arquiteta, o proprietário deve ter um projeto executivo feito por um profissional, pois, sem essa diretriz, as etapas da obra podem ser prejudicadas. Além disso, é importante contratar um bom empreiteiro para a execução.

As piscinas feitas de alvenaria são a melhor opção para quem prefere um projeto mais personalizado. Nesses casos, a liberdade de criação do proprietário é bastante ampla e permite a construção de um ambiente a seu gosto. Além disso, piscinas de alvenaria são mais resistentes, pois precisam de uma base forte, feita de concreto e armações de aço, o que garante a durabilidade da obra.

Sobre os materiais a serem utilizados na construção, Thais diz ser muito importante o uso de produtos de qualidade, pois isso é o que garante a durabilidade e a segurança do ambiente. Segundo ela, sem esse cuidado, a obra pode ficar comprometida, com riscos de a construção se deteriorar com o tempo, afinal, trata-se de um ambiente externo e que está em contato com a água o tempo todo.

As construções em alvenaria também trazem mais opções de acabamentos com pisos e revestimentos , dando possibilidades ao proprietário de criar um ambiente com personalidade. Uma das opções mais utilizadas no revestimento de piscinas é o porcelanato, por ser um produto mais resistente, com um acabamento mais preciso nas peças e oferecer diversas opções de composição no design do ambiente.

Que produtos utilizar e onde comprar

  • Linha Malibu PortoBello,
  • Linha Malibu PortoBello,
  • Linha Malibu PortoBello,
  • Linha Malibu PortoBello,
  • Linha Malibu PortoBello,

Para quem busca essa diversidade, a arquiteta indica a linha Malibu, da Portobello . “Os produtos oferecem tonalidades e formatos diferenciados de revestimentos e isso ajuda a criar diferentes paginações e projetos únicos para a piscina”, diz a arquiteta.

Os produtos da linha, que podem ser encontrados na Nichele – Materiais para Construção , possuem quatro diferentes formatos e têm como diferencial os arremates das peças, que facilitam na hora da instalação e dão um melhor acabamento ao espaço. Além disso, os porcelanatos foram projetados nos tons Fog, Mountain, Ocean e Sand, que dão mais conforto ao ambiente. As peças têm uma reprodução fiel de formações rochosas da costa oeste americana, que garantem um design inovador e deixam o espaço mais natural. Os itens da linha foram projetadas para dar um alto conforto térmico ao ambiente, o que garante que o espaço esteja sempre agradável, mesmo com as constantes variações climáticas.

Para as etapas mais brutas da obra, Possamai também alerta para o uso de materiais indicados para o ambiente. Segundo a profissional, um dos produtos mais utilizados é a argamassa Cimentcola. O produto também é encontrado na Nichele e é ideal para o assentamento de pisos e revestimentos em áreas internas e externas, em diferentes tipos de ambientes.