Além de proporcionar mais saúde para toda a família, aparelhos também evitam perdas materiais
Além de proporcionar mais saúde para toda a família, aparelhos também evitam perdas materiais| Foto: Shutterstock
  • Por Nichele
  • 21/07/2021 18:22

Na esteira da pandemia de Covid-19, muita gente começou a se preocupar mais com a qualidade do ar que respira. Para muitas famílias, a saída encontrada para assegurar uma atmosfera doméstica mais saudável foi investir em umidificadores e desumidificadores.

Embora tenham nomes parecidos, os dois aparelhos portáteis têm finalidades distintas. Além disso, cada um deles casa melhor com um tipo diferente de ambiente.

A Nichele Materiais para Construção é expert em climatizadores. Hoje, uma das maiores lojas de utensílios para sua casa em Curitiba explica as principais diferenças entre os dois produtos.

Umidificador x desumidificador: para que servem?

Como os nomes de ambos os equipamentos sugerem, essencialmente, os dois servem ao mesmo propósito: regular a umidade no ambiente e assegurar que o ar que está sendo respirado seja mais saudável e adequado para o organismo.

Mais popular, o umidificador é utilizado quando o clima está muito seco. No Paraná, é comum que ganhe espaço nas casas do estado durante o inverno, quando a baixa umidade complica a vida de quem convive com problemas respiratórios, como rinite e asma.

O umidificador conta com um recipiente para água. Por meio da vaporização do líquido, ajuda a deixar o ar mais leve e fácil de respirar.

Confira as melhores opções de umidificadores na Nichele

Já o desumidificador atua de maneira contrária. Seu uso é recomendado quando o ar está muito úmido, com índices acima de 60%.

Para isso, sua tecnologia usa o processo químico de condensação, que transforma o vapor do ar em gotas d’água e as armazena no interior do aparelho. Dessa forma, o ar em todo o ambiente fica menos úmido.

Benefícios de umidificadores e desumidificadores

Tanto o ar seco quanto muito úmido podem provocar ou piorar problemas de saúde, sobretudo as doenças que afetam o sistema respiratório.

Se você ou alguém da sua família sofre com qualquer diagnóstico que dificulte a respiração, é muito importante ter um regulador de umidade em casa.

Entre as doenças que podem ter crises evitadas com a presença de um umidificador ou desumidificador nos principais ambientes domésticos, estão:

  • Asma;
  • Rinite;
  • Sinusite;
  • Bronquite;
  • Alergias;
  • Pneumonia.

Confira os umidificadores e desumidificadores em estoque na Nichele agora mesmo

Onde usar umidificador ou desumidificador de ar?

É possível aproveitar os benefícios que os dois aparelhos proporcionam à saúde em qualquer ponto da casa. No entanto, alguns cômodos estratégicos precisam de atenção especial.

O desumidificador, por exemplo, é muito útil em lugares mais úmidos por natureza, como banheiros e lavabos. Além disso, áreas que sofram com infiltrações também merecem um climatizador para chamar de seu.

A presença do aparelho nesses cantos da casa evita que a estrutura do imóvel sofra com alguns efeitos negativos da umidade, como o surgimento de marcas em relevo nas paredes e o acúmulo de ácaros nos carpetes.

Nos quartos, a presença do desumidificador também contribui para que mofos e bolores não se espalhem pelas roupas. Na cozinha, tende a aumentar a vida útil dos alimentos, sobretudo os não perecíveis, que acabam trancados em armários e despensas sem ventilação.

Já os umidificadores têm seus resultados potencializados durante a noite, quando problemas que afetam os pulmões tendem a incomodar um pouco mais. Vale carregar o aparelho para perto das camas e aproveitar a melhora sensível na qualidade do sono.

Se interessou? Clique aqui e peça seu umidificador ou desumidificador pelo WhatsApp ainda hoje, sem sair de casa!