A escolha do público por carros coloridos ainda é pequena, mas vem crescendo constantemente.
A escolha do público por carros coloridos ainda é pequena, mas vem crescendo constantemente.| Foto: Divulgação
  • Por Nissan Bonsai Motors
  • 27/10/2021 18:05

Diversos fatores são considerados na compra de um carro: conforto, economia, ano, manutenção. Um dos fatores que também se mostra importante é a cor do veículo. O mercado nacional é conhecido por sua tradicionalidade na escolha, com uma preferência por cores sólidas e discretas.

Porém, nos últimos anos, o mercado tem percebido uma alteração do público, pequena, porém crescente, que vale a pena analisar.

As cores tradicionais no mercado Brasileiro

As cores predominantes ainda se mantêm as mesmas: preto, banco e prata. Até poucos anos, atrás as variantes de prata dominavam o mercado, sendo 36% das vendas em 2010. No entanto, nos últimos anos a principal escolha tem sido por carros brancos, que atingiram a marca de 43% em 2019 (ANFAVEA).

O preto, que domina na América do Norte por exemplo, segue entre os líderes por aqui, mas atinge uma parcela que, apesar de considerável, ainda fica entre 10 e 20% do público.

As adaptações do mercado

As cores consideradas “diferentes” no mercado brasileiro seguem pequenas, mas vêm se adaptando ao público. A implementação de cores novas não é algo fácil, pois além de testes como a durabilidade da cor no veículo, ainda precisa levar em consideração a manutenção e seus custos.

Uma das estratégias para adaptar o público aos carros coloridos é através de detalhes com cores, como no novo Nissan Kicks
Uma das estratégias para adaptar o público aos carros coloridos é através de detalhes com cores, como no novo Nissan Kicks| Divulgação

Algumas estratégias ajudam o público a se acostumar com a ideia dos carros coloridos. Uma delas é, por exemplo, a aplicação de cores vibrantes em detalhes do veículo. Em 2019, as cores diferenciadas atingiram a marca de 14% na preferência dos donos de Nissan, número similar aos donos de veículos pretos.

O aumento dos carros coloridos

Assim como em outras indústrias, como a moda e a arquitetura, existem algumas tendências globais de escolhas de cores. É assim que são definidas, por exemplo, as cores Pantone de cada ano.

Alguns fatores econômicos e sociais podem ter uma influência nessas cores. Com a popularização dos carros elétricos, por exemplo, vemos cada vez mais os fabricantes tendo como destaque os carros azuis.

Outro fator muito presente desde o último ano é a influência da própria pandemia, onde os consumidores deixaram um pouco de lado fatores externos e passam cada vez mais a fazer compras que reflitam seus desejos e prioridades, como ao adquirir um carro colorido.

Se você quer mostrar o quão único você é até mesmo na escolha do seu carro, não deixe de conhecer as mais variadas opções de cores dos veículos Nissan. Entre em contato com a Bonsai Motors para fazer um teste drive.