Os carros para PCD podem ser adaptados conforme a necessidade específica do condutor e dos passageiros.
Os carros para PCD podem ser adaptados conforme a necessidade específica do condutor e dos passageiros.| Foto: Shutterstock
  • Por Nissan Bonsai Motors
  • 15/10/2021 11:16

O processo de compra de um carro para PCD (pessoas com deficiência) é bastante diferente da compra de carros comuns. Os modelos para esse segmento precisam ser solicitados conforme a necessidade do usuário e devem oferecer ao cliente boa acessibilidade, espaço interno, conforto e praticidade.

Feitos sob medida

Existe uma série de características do carro que podem ser adaptadas para atender às necessidades específicas do condutor e dos passageiros.

Além de algumas facilidades como câmbio automático, controles no volante e direção elétrica ou hidráulica, algumas modificações são feitas conforme a dificuldade do condutor. Por exemplo, usuários de cadeiras de rodas necessitam de mais espaço interno e no porta-malas, enquanto quem tem paralisia nos braços precisa de controles acessíveis e próximos do condutor.

Algumas das adaptações mais comuns são:

Rampas, plataformas e bancos

Para quem utiliza cadeiras de rodas, os carros PCD precisam ter rampas ou plataformas hidráulicas que facilitem o acesso ao automóvel. Ainda é possível contar com modelos de suspensão que facilitam a entrada e saída do carro, deixando o veículo mais próximo ao chão.

Já para quem tem problemas de coluna, os bancos precisam ser adaptados para oferecer melhor ergonomia, geralmente sendo desenhados para a própria pessoa. Dessa forma, é possível ter mais segurança e conforto.

Conheça o programa Mobilidade para Todos da Nissan

Adaptações em volantes, pedais e rampas de acesso oferecem maior segurança e conforto aos motoristas com deficiência.
Adaptações em volantes, pedais e rampas de acesso oferecem maior segurança e conforto aos motoristas com deficiência.| Divulgação

Volante, freio e acelerador

Seja em casos de paralisia parcial, perda de força ou até de membros amputados, é necessário adaptar a forma como o condutor irá segurar o volante ou utilizar os pedais. Para o volante, existem alças ou cintas que prendem a mão do motorista ou ainda o pomo giratório que facilita a direção.

No caso dos pedais, alguns carros tem uma alavanca que serve para acelerar e frear com as mãos. Também existem veículos com acelerador para o pé esquerdo para quem tem uma das pernas ou pés amputados.

Mobilidade para todos

A Nissan conta com um programa especial de inclusão que oferece atendimento diferenciado às pessoas com deficiência. Com descontos e condições especiais em toda a linha Nissan, a concessionária oferece todo o suporte para a realização da compra, com o acompanhamento das solicitações e documentações necessárias para as adaptações e isenções.

Entre em contato com a Bonsai Motors  e conte com um atendimento personalizado para as suas necessidades.