Produzida na Argentina desde 2018, a Frontier é a 12ª geração de picapes da Nissan
Produzida na Argentina desde 2018, a Frontier é a 12ª geração de picapes da Nissan| Foto: Divulgação
  • Por Nissan Brasil
  • 28/10/2021 12:13

Todo o proprietário de Nissan Frontier tem na ponta da língua os motivos que o levaram a escolher e torna-se fiel à picape: baixo consumo de diesel, seguro e manutenção mais em conta do segmento, veículo confortável para rodar no dia a dia e robustez para encarar o trabalho no campo, tecnologia japonesa, conteúdos exclusivos e desempenho do motor biturbo diesel.

A lista de atributos é extensa, segundo os próprios consumidores comentam em fóruns automotivos. E não bastassem as razões acima, que classificam a Frontier como o melhor custo-benefício do segmento, ela ainda possui o DNA japonês em fazer veículos robustos, duráveis e, acima de tudo, confiáveis.

O modelo atual, lançado em 2018 e produzido na Argentina, foi desenvolvido a partir de uma cooperação global de mais de 120 especialistas de diferentes nacionalidades. E antes de chegar às lojas, a Frontier encarou pistas de testes no Japão, México, Estados Unidos e Argentina.

O chassi duplo reforçado com oito vigas transversais deixam a Frontier quatro vezes mais resistente do que a geração anterior
O chassi duplo reforçado com oito vigas transversais deixam a Frontier quatro vezes mais resistente do que a geração anterior.| Divulgação

Além de dois anos de pesquisas e estudos focados em concessionárias, clientes e usuários de frotas, que permitiram à marca entender melhor as especificidades de cada região do país. Mais um motivo pelo alto índice de aceitação por quem realmente faz uso dela diariamente.

A 12ª geração da Frontier foi projetada para superar as adversidades e os desafios de todo o tipo de piso, valendo-se da experiência da marca de mais de 80 anos em produzir picapes e conquistar 14 milhões de clientes em 191 países.

Nissan Frontier alia conforto e robustez em todos os terrenos

O mercado de picapes médias no Brasil é um dos mais concorridos e importantes do cenário mundial. E nessa disputa, a Frontier sai na frente por oferecer o menor preço entre as opções com motorização turbodiesel 4x4 automática (veja os valores no fim da matéria).

Ela combina características que dão o equilíbrio entre a aptidão fora de estrada e o conforto e a praticidade para o deslocamento no dia a dia urbano, uma exigência cada vez maior do cliente deste segmento.

Para garantir o bom comportamento em diferentes pisos, o modelo é dotado da exclusiva suspensão traseira multilink com eixo rígido e molas independentes em cada roda. O resultado é o aumento na capacidade de resposta às irregularidades do piso, proporcionando maciez ao rodar e transpor obstáculos e uma melhor experiência de direção.

O moderno conjunto de suspensão entrega maior estabilidade à picape, reduzindo a sensação de flutuação em velocidades mais altas
O moderno conjunto de suspensão entrega maior estabilidade à picape, reduzindo a sensação de flutuação em velocidades mais altas| Divulgação

O conjunto também propicia maior estabilidade na estrada sem afetar a capacidade de carga e sem transmitir a sensação de flutuação em velocidades altas - algo típico nas picapes. E o motorista também consegue ter um maior controle do veículo nas curvas.

Nova Frontier quatro vezes mais resistente que a anterior

Outro benefício é o bem-estar a bordo para os ocupantes. A suspensão da nova Frontier filtra bem as vibrações, com uma significativa melhora na comodidade, mesmo para quem vai nos bancos traseiros.

A geometria e amortecedores de dupla carga do conjunto, por sua vez, otimizam o desempenho, independentemente da sua carga. Que aliás vai bem acomodada na caçamba de 1,50 m de comprimento por 1,56 m de largura.

Com até 1.040 kg de capacidade, há espaço de sobra para o uso tanto no trabalho como em viagens longas, com muitas bagagens. Já a capacidade de reboque chega a 2.885 kg.

O volume de carga na caçamba da Frontier é de até 1.040 kg, enquanto a capacidade de reboque é de 2.885 kg
O volume de carga na caçamba da Frontier é de até 1.040 kg, enquanto a capacidade de reboque é de 2.885 kg| Divulgação

A caçamba dispõe de ganchos projetados para a melhor fixação das cargas. E de tomada 12V na lateral para quem precisa ligar uma luz de trabalho ou recarregar ferramentas elétricas.

A segurança está presente no chassi duplo C reforçado com oito vigas transversais, que deixam a Frontier atual quatro vezes mais resistente do que a geração anterior. Ou seja, aumenta a durabilidade da estrutura e dá maior estabilidade para enfrentar terrenos mais difíceis.

O modelo tem bons números para superar buracos, lombadas e rampas mais inclinadas. Sua altura livre do solo é de 24,1 cm, com ângulo de entrada de 30,6º e de saída de  27,7º.

Robusta por fora, sofisiticada por dentro

O modelo exibe um visual marcante e robusto, com a inconfundível assinatura frontal V-Motion da Nissan e os faróis em led afilados. Nas versões S, XE e LE, o “V” que envolve a grade é no tom cromado, enquanto na estilosa Attack, é em preto brilhante.

O interessante pacote estético Attack inclui também parte do capô pintado de preto, barra metálica na frente do parachoque, máscara negra nos faróis e o adesivo que identifica a versão nas laterais.

O interior da Frontier tem um acabamento caprichado, com materiais de qualidade, bem encaixados e com revestimento em couro premium nas versões mais completas. O ambiente é agradável e com ares de carro passeio.

E vem repleto de porta-objetos para acomodar de copos a equipamentos eletrônicos. Por falar neles, não vai faltar energia com as três tomadas de 12V e entradas auxiliares USB espalhadas pela cabine.

O ambiente na cabine é de sofisticação e conforto para os ocupantes
O ambiente na cabine é de sofisticação e conforto para os ocupantes| Divulgação

Tecnologias únicas no segmento de picapes

A picape é equipada de tecnologias avançadas, sob o conceito de mobilidade inteligente da Nissan, que garante maior confiança atrás do volante.

Uma delas é o sistema de visão 360°, que capta imagens ao redor do veículo e projeta na tela de 8’’ da central multimídia. É uma exclusividade da Frontier dentro do segmento de picapes médias. Ela ajuda o motorista a estacionar e dar marcha ré com mais facilidade e segurança.

No uso urbano, os benefícios desse recurso são ainda maiores quando combinados com sensores de estacionamento. Já no off road, permite uma visão frontal e da roda dianteira direita no momento em que a tração 4x4 reduzida é ativada.

A Frontier é a única do segmento de picapes médias a vir com teto solar
A Frontier é a única do segmento de picapes médias a vir com teto solar| Divulgação

Outro item disponível somente nos veículos Nissan são os bancos com tecnologia “gravidade zero'',compartilhada pelo Kicks e Versa. Os assentos oferecem uma ergonomia capaz de reduzir a fadiga do corpo durante longos períodos de condução.

Para completar as exclusividades da Frontier, ela é a única da categoria a vir com teto solar elétrico.

App da Nissan ajuda encontrar a picape

A Frontier é a única do segmento de picapes médias a vir com teto solar
A Frontier é a única do segmento de picapes médias a vir com teto solar| Divulgação

A lista de modernidades não para por aí. O sistema multimídia Nissan Connect inclui o aplicativo Door-to-Door Navigation. Gratuito, ele serve como navegador nativo via GPS (com atualização por wifi) e também marca a localização da picape num estacionamento grande, por exemplo.

No sistema de infotainment, o usuário tem à disposição uma tela tátil de 8” e com resolução full HD. Por reconhecimento de voz, ele consegue pedir para tocar música, acionar a navegação ou ainda receber e atender chamadas no celular. A conectividade se complementa com o espelhamento do smartphone via Android Auto e Apple CarPlay.

O volante multifuncional possibilita selecionar a música favorita, atender chamadas telefônicas, mudar as telas de informação e ajustar o piloto automático.

A Nissan Frontier é equipada com o valente motor 2.3 biturbo diesel, de 190 cv e 45,9 kgfm de torque
A Nissan Frontier é equipada com o valente motor 2.3 biturbo diesel, de 190 cv e 45,9 kgfm de torque| Divulgação

A Frontier traz também, dependendo da versão, banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado digital de duas zonas, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, retrovisores rebatíveis eletricamente, acesso e partida com chave presencial, seis airbags, controle inteligente de descida e assistente de partida em rampa.

O quadro de instrumentos mescla mostradores analógicos nas extremidades com um tela digital colorida de LCD que exibe o computador de bordo completo com todas as informações necessárias.

Motorização

A Nissan Frontier tem debaixo do capô duas opções de motorização. Na versão de entrada S 4x4, voltada para trabalho e frotista, está presente o propulsor  2.3 turbo diesel, com uma turbina. Ele rende 160 cv e 41,8 kgfm de torque e é acoplado a uma transmissão manual de 6 posições.

As demais - Attack 4x4; XE 4x4; LE 4x4 - são impulsionadas pelo 2.3 biturbo diesel, que despeja 190 cv e fortes 45,9 mkgf a 2.500 rpm. O câmbio é automático de 7 marchas.

Além de ter dois turbocompressores – um pequeno para baixas rotações e um maior para alto giro -, o motor usa corrente de comando, mais durável que correia dentada.

Equipada com tração 4x4 de série com reduzida, a Frontier foi projetada para encarar qualquer tipo de terreno
Equipada com tração 4x4 de série com reduzida, a Frontier foi projetada para encarar qualquer tipo de terreno| Divulgação

Nissan Frontier X-Gear Edition

A Nissan inclui no catálogo da Frontier a edição especial X-Gear Edition, limitada a 500 unidades e lançada em setembro.

O modelo aposta em acessórios e detalhes exclusivos na cor vermelha. Ela aparece nos espelhos laterais, no adesivo posicionado na base das portas (onde está também o logo da versão), no santantônio e no nome da picape na tampa da caçamba.

A versão especial X-Gear Edition é limitada a 500 unidades
A versão especial X-Gear Edition é limitada a 500 unidades| Divulgação

O capô ainda tem um adesivo em preto fosco, dando um  estilo mais off road. Completando o visual estão as rodas de 18" com pintura preta e calçadas com pneus 255/60 All Season.

Ela vem bem equipada, repetindo os itens da XE. Destaque para a central multimídia, painel de instrumentos com display TFT de 5”, chave presencial, partida por botão, ar digital de duas zonas, câmera e sensor de ré, faróis com acendimento automático, banco do motorista com ajuste elétrico, e assentos com acabamento premium, entre outros.

A motorização é a 2.3 biturbo diesel, de 190 cv, associado à transmissão de 7 marchas.

Nissan Replay com parcelas reduzidas

A versão Attack está disponível no programa Nissan Replay, de parcelas reduzidas
A versão Attack está disponível no programa Nissan Replay, de parcelas reduzidas| Divulgação

Os interessados em levar a Frontier para casa contam com parcelas reduzidas dentro do programa Nissan Replay para a versão Attack 2.3 biturbo diesel 4x4 2021 e para a XE 2.3 biturbo diesel 4x4 2021. Trata-se de um plano de compra com ciclo de troca programada.

Ele prevê entrada de 64,35% e 48 prestações fixas de R$ 1.699 (Attack) e R$ 1.799 (XE). O veículo atual pode ser usado como parte do pagamento.

Além disso, há a recompra garantida pela marca da Frontier seminovo. Com o valor, há a opção de quitar a parcela final do plano e ainda usar o saldo como parte da entrada de um modelo zero km.

Entre as vantagens do Nissan Replay, estão:

  • Menos gastos com manutenção.
  • Recompra garantida do veículo ao final do plano.
  • Ter um Nissan zero km a cada 3 ou 4 anos.
  • Parcelas até 30% menores que um CDC tradicional.

Quanto custa a Nissan Frontier?

O catálogo fixo da Frontier é oferecida atualmente em quatro versões
O catálogo fixo da Frontier é oferecida atualmente em quatro versões| Divulgação
Frontier S 2.3 turbodiesel  4x4R$ 207.490
Frontier Attack 2.3 biturbo diesel 4x4R$ 233.290
Frontier XE 2.3 biturbo diesel 4x4R$ 248.090
Frontier X-Gear Edition 2.3 biturbo diesel  4x4R$ 251.990
Frontier LE 2.3 biturbo diesel 4x4R$ 274.990