Como é a fabricação exclusiva do seu aparelho invisível
| Foto: Divulgação
  • Por NKS Odontologia
  • 30/09/2020 21:20

Os aparelhos invisíveis, também chamados de alinhadores estéticos, são a última novidade dos tratamentos ortodônticos. Eles não possuem bráquetes, são removíveis, confortáveis e promovem o alinhamento dentário de uma forma mais rápida e eficiente.

Neste método ortodôntico, são utilizados aparelhos fabricados de maneira personalizada para cada paciente. Após a consulta clínica com o ortodontista, o especialista vai ponderar se essa ferramenta de trabalho é a indicada para o caso ou se a melhor abordagem terapêutica é com o aparelho fixo.

Caso o paciente seja um candidato ao tratamento com o alinhador estético, ele será direcionado para fazer a documentação especial, com exames específicos, como o escaneamento intraoral, que substitui a moldagem e garante a imagem tridimensional da arcada dentária.

Em seguida, com o suporte de um software, o ortodontista faz o planejamento virtual personalizado para os alinhadores. Todos os modelos feitos no software são impressos em uma impressora 3D e usados para a fabricação das placas, que podem ser compostas por materiais mais rígidos ou mais flexíveis. Duas matérias-primas bastante utilizadas para a confecção dos alinhadores são o acetato e o poliuretano.

De acordo com o Dr. Guilherme Nakagawa, da Clínica NKS Odontologia, todos os detalhes da fabricação das placas têm impacto na previsibilidade do tratamento. “A escolha do material influencia o tratamento e também altera o custo. Cabe ao ortodontista avaliar os principais sistemas e determinar qual é a melhor opção para cada paciente”, explica.

Como é o tratamento com o aparelho invisível?

O objetivo do aparelho invisível é o mesmo dos aparelhos convencionais: direcionar os dentes para a posição correta. O material é resistente, discreto e pode ser usado para tratar má-oclusão dental, espaçamento entre os dentes, desalinhamento, entre outros problemas.

Por serem transparentes, os aparelhos invisíveis são considerados estéticos e passam quase imperceptíveis na boca. Além disso, por serem removíveis, eles facilitam a higiene bucal e a escovação.

Ao longo do tratamento, o paciente vai trocando o alinhador, a fim de atingir os objetivos estipulados pelo ortodontista, de acordo com os modelos digitais feitos dos dentes. Este é um aparelho mais prático, que gera menos dor e desconforto para o paciente. Em alguns casos, o tratamento com o alinhador estético também é mais rápido.

Para que os resultados positivos sejam alcançados, o paciente precisa se comprometer em usar o alinhador diariamente, removendo-o somente para a alimentação e para a higiene bucal. O acessório também deve ser limpo da maneira correta, com a escovação feita com creme dental e uma escova de cerdas macias.

Para saber mais sobre o alinhador estético ou tirar dúvidas sobre o tratamento, envie uma mensagem direta no Instagram da NKS Odontologia!