NKS Odontologia orienta sobre a escolha dos tratamentos odontológicos
| Foto: ShutterStock
  • Por NKS Odontologia
  • 02/07/2020 19:17

Pesquisa feita pelo jornal USA Today apontou que a primeira coisa na qual prestamos atenção quando conhecemos alguém é o sorriso (com 47% das respostas). Em seguida vêm os olhos (31%), cheiro (11%), roupas (7%) e cabelos (4%). Portanto, a máxima “o seu sorriso é o seu cartão de visita” continua valendo.

Porém, muitas vezes, em busca de um sorriso mais satisfatório, as pessoas optam por adotar um tratamento sem o avaliar como um todo. “Pondere sempre o custo biológico e o custo financeiro antes de decidir sobre qual tratamento estético deve escolher”, orienta o Dr. Guilherme Nakagawa, da NKS Odontologia. O custo biológico é o ponto que muitos profissionais não explicam durante as consultas. Ele inclui efeitos colaterais de cirurgias, desgastes dentários e suas consequências, risco de retrações gengivais, dores orofaciais e impacto na longevidade dentária.

Um conceito que vem sendo usado por muitos dentistas é a odontologia biológica, ou integrativa. Ela respeita o paciente como um indivíduo e avalia mais criteriosamente os efeitos que alguns procedimentos e materiais odontológicos têm sobre o organismo. Quando é possível, a opção recai sobre técnicas menos invasivas, traumáticas e até menos tóxicas.

Dr. Guilherme explica que em muitos casos o paciente opta por uma transformação do sorriso imediata, mas isso pode vir com um custo financeiro e biológico maior do que se o paciente estivesse escolhido por um plano de tratamento menos invasivo, porém mais longo.

Um claro exemplo é a correção da coloração e do apinhamento dentário (dentes tortos e amarelos). Ela pode ser feita de maneira mais rápida com facetas cerâmicas, porém envolve maior custo biológico devido aos desgastes dos dentes e mais custo financeiro por depender de um laboratório de prótese. “Uma alternativa com menos impacto biológico e com menor investimento seria o tratamento com ortodontia – usando até o aparelho invisível -- seguido de clareamento dental e pequenos incrementos estratégicos em resina composta (realizados sem desgastes). Ambos os resultados são satisfatórios. A diferença está no tempo de tratamento, custo e riscos biológicos”, completa.

Expertise

A NKS Odontologia tem profissionais qualificados e experientes para oferecer os tratamentos adequados a cada paciente. A clínica dispõe de tratamentos não-invasivos, como os alinhadores estéticos -- placas transparentes e removíveis que são trocadas quinzenalmente e assim promovem o alinhamento dentário – e clareamento dental feito em consultório com ajuda de equipamento a laser que acelera os resultados ou de maneira gradual utilizando moldeiras de clareamento caseiro onde o gel é aplicado e o paciente usa em torno de quatro horas por dia.

A clínica oferece os demais tratamentos tradicionais, como a ortodontia lingual (o aparelho é fixado na face de trás dos dentes), implantodontia, dentística restauradora, prótese, endodontia, periodontia, estética dental e cirurgias.

Saiba mais acessando o site www.nksodonto.com.br