Saiba o que é bruxismo e quais são as consequências para casos não tratados corretamente.
Saiba o que é bruxismo e quais são as consequências para casos não tratados corretamente.| Foto: ShutterStock
  • Por NKS Odontologia Responsável Técnico: Dr. Guilherme Nakagawa - CROPR: 20772
  • 22/09/2020 18:03

Todo mundo já ouviu falar sobre o bruxismo, mas nem sempre os pacientes compreendem os riscos desse problema. O bruxismo se manifesta em algumas fases da vida, principalmente nas quais o estresse e a ansiedade estão mais presentes na rotina de uma pessoa.

Basicamente, o bruxismo ocorre quando há uma descarga de tensão na área das arcadas dentárias, configurando o chamado bruxismo de apertamento, uma desordem funcional que pode provocar o desgaste e, até mesmo, o amolecimento dos dentes.

Esse quadro pode ser noturno ou diurno, o que significa que o paciente pode ter bruxismo durante o sono e não perceber ou pode manifestar o problema em vigília, durante a realização das tarefas diárias, como os estudos ou o trabalho.

Por que o bruxismo é prejudicial?

De acordo com o Dr. Guilherme Nakagawa, dentista da NKS Odontologia, de Curitiba, o contato dentário não é um ato fisiológico, ou seja, não é natural. Por isso, o apertamento ou o ranger dos dentes é bastante prejudicial à saúde bucal.

“O apertamento dos dentes tem uma série de consequências negativas, como retrações de gengiva, desgastes, trincas, fraturas e outros problemas”, explica o especialista.

Dicas para tratar o bruxismo

A primeira recomendação para quem tem bruxismo em vigília, quando está acordado, é prestar bastante atenção ao movimento da arcada dentária e sempre que perceber que está apertando e tensionando a região, tentar desencostar os dentes.

Para ajudar nesta tarefa existe um aplicativo de smartphone chamado “Desencoste”, que envia lembretes para o usuário para que ele desencoste os dentes. Ao utilizar o app, o ato de relaxar a região da arcada dentária se torna um hábito com o tempo.

Já para quem tem o bruxismo noturno, a solução é usar uma placa moldável para evitar que os dentes entrem em contato durante o sono. O dentista de confiança pode indicar a melhor solução para cada caso.

Prejuízos do bruxismo

Um dos principais prejuízos do bruxismo é a retração das gengivas, que expõe a raiz do dente e o deixa muito sensível. Esse problema pode levar a pessoa a precisar de tratamentos com resinas ou um enxerto de gengiva.

Em pessoas que não têm bruxismo, a retração da gengiva acontece apenas em decorrência do envelhecimento, do posicionamento incorreto dos dentes e da escovação com muita força. A dica é sempre usar uma escova de dente com cerdas suaves e aplicar a técnica de escovação adequada. Vale destacar que o acompanhamento regular com o dentista é muito importante para evitar problemas bucais e para tratar corretamente e precocemente os quadros que já existem. Em caso de dúvidas, envie uma mensagem para o Instagram da NKS Odontologia!