A importância do Direito Ambiental
| Foto:
  • Por Neves Macieywski Advogados
  • 13/03/2020 17:08

O Direito Ambiental é uma das áreas da advocacia que mais ganhou notoriedade nos últimos tempos. Infelizmente, isso se deve a tantos desastres e polêmicas envolvendo, direta ou indiretamente, o meio ambiente. Na maioria das vezes, além de cuidar de todos os direitos da natureza, essa ramificação do direito costuma atuar na área preventiva. Afinal, é um setor voltado para garantir mais qualidade de vida para a população.

Quem trabalha na área do Direito Ambiental costuma dizer que é mais vantajoso prevenir do que reparar danos causados. Para agir diretamente nesse setor e ajudar a evitar grandes catástrofes, o profissional especializado precisa seguir, além das normas, as legislações e, principalmente, manter um compromisso com a sociedade.

Em quais áreas o advogado ambientalista pode atuar?

Além da função tradicional de um advogado, o profissional que decidir se especializar nesse nicho de mercado precisa estar atento a todas as oportunidades e se manter em constante aprendizado pois, dentro do Direito Ambiental, é possível trabalhar com diversos segmentos. Se um dia você precisar de um especialista nessa área, esteja atento às atividades que ele fornece aos clientes, pois a assessoria desse setor precisar ser contínua.

É preciso que profissional esteja engajado com o tema e seja referência no assunto, podendo atuar nas áreas de:

  • Direito Ambiental preventivo;
  • Acompanhamento de procedimentos administrativos;
  • Licenciamento e renovação de processos que demandem sanções administrativas;
  • Requerimento ou autorizações florestais;
  • Elaboração de estudos e relatórios referentes a impactos ambientais e planos de recuperação para áreas afetadas ou impactadas por fenômenos da natureza;
  • Apoio técnico na elaboração de leis ambientais;
  • Prestação de assessoria jurídica em defesa do meio ambiente e das vítimas de acidentes e conflitos ambientais.

Como avaliar um bom profissional nesse segmento?

Por se tratar de uma área específica, escolher um especialista em direito ambiental, às vezes, pode não ser uma tarefa fácil. Para isso, é preciso avaliar toda a expertise que o profissional carrega ao longo de toda a sua carreira, além de verificar os projetos atuais nos quais ele está atuando e suas perspectivas para o ramo de atividade, nos próximos anos.

Atuante desde 2001, o advogado Fabiano Neves Macieywsky,do escritório jurídico Neves Macieywski, Garcia & Advogados Associados, já trabalhou em prol de diversas causas e empresas em assuntos ligados às questões sócio ambientais econômicas. “O mercado da advocacia se encontra saturado em todos os setores. Para militar na área ambiental, o advogado precisa, além de ampla formação acadêmica e experiência profissional, possuir uma formação humana e profissional holística capaz de desenvolver uma visão macro e sistêmica, que permita interpretar e agir na multidisciplinariedade que envolve as questões sócio ambientais econômicas”, explica.