Nove camadas de verniz com óxido de alumínio tornam o piso de madeira propício para cães e gatos.
Nove camadas de verniz com óxido de alumínio tornam o piso de madeira propício para cães e gatos.| Foto: Bigstock
  • Por NOVOPISO Por: Luan Galani
  • 22/02/2021 00:00

Foi-se o tempo em que a madeira era automaticamente descartada como opção de piso para quem tinha algum tipo de pet em casa. O principal temor era relacionado à higiene. De ficar um forte odor, de manchar o piso e de acumular bactérias. Porém, com as tecnologias disponíveis atualmente no mercado, o piso de madeira natural volta a sua majestade e hoje é uma das superfícies ideais para o bem-estar de cães e gatos.

“O piso de madeira, em qualquer casa ou apartamento, é um dos revestimentos que mais valoriza o imóvel. Além de cobrir o piso, é um elemento de decoração que traz aconchego, conforto térmico e conforto acústico. Os bichinhos podem se deitar tranquilamente porque a superfície não fica nem muito fria e nem muito quente, como é o caso dos porcelanatos”, esclarece o empresário Fabio Scandian, da Novopiso, reconhecida pela sólida tradição madeireira da família Scandian. “Sem falar que é facílimo limpar as necessidades dos animais”, defende o empresário. “Devido às 9 camadas de verniz que o produto recebe, o xixi não penetra na madeira. Ele permanece na superfície. Basta passar um pano umedecido e pronto!”.

Pisos de madeira natural da Novopiso vem com uma garantia de fábrica de 15 anos.
Pisos de madeira natural da Novopiso vem com uma garantia de fábrica de 15 anos. | Fabiano Guma/Divulgação

Piso antiderrapante evita doenças ortopédicas

Mas além de toda a facilidade na higiene, o mais importante para o bem-estar dos seus bichinhos dentro de casa é ter um piso com um alto índice de atrito, que ofereça boa aderência às patas dos animais e que, de forma alguma, seja liso e escorregadio. O alerta é do médico veterinário Eduardo Fonseca Bueno, que se debruça sobre as especialidades de ortopedia e neurologia animal nas clínicas Save - Centro Veterinário 24h e na Vet Center Champagnat há mais de oito anos.

“É o fator ambiental, como a gente costuma chamar. Se o piso for liso ou escorregadio, como é o caso dos pisos cerâmicos, os pets menores, a exemplo do Maltês e do Yorkshire, forçam demais as articulações e os ligamentos e podem acabar tendo uma luxação patelar. No caso dos animais de grande porte, o piso sem aderência pode gerar complicações na região das pernas e da pelve. E caso isso aconteça, a correção cirúrgica é o mais indicado”, explica o veterinário.

Para evitar esse problema ortopédico, a madeira natural recebe 9 camadas de verniz com partículas de óxido de alumínio, o que aumenta consideravelmente sua abrasividade e oferece um toque antiderrapante aos cães e gatos. Na opinião da médica veterinária Maria Cecilia de Lima Rorig, que leciona no curso de Medica Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o ideal é ter todo o piso adaptado para o animal não se machucar. Porém, caso não seja possível, Maria Cecilia indica adaptar uma área reservada para o pet.

Piso de madeira oferece conforto térmico, acústico e de atrito para os animais
Piso de madeira oferece conforto térmico, acústico e de atrito para os animais| Bigstock

Para esses casos, é possível investir em uma solução permanente de pisos de madeira na área que o animal mais fica, ou optar pelos decks modulares, um dos mais vendidos no e-commerce, como frisa o proprietário da Novopiso, que recebem proteção similar do piso natural e são fáceis de montar. “Você consegue colocar a casinha do cachorro em cima, inclusive, caso o piso original seja frio. E ele vai ficar bem confortável”, lembra Fabio.

Manutenção, riscos e manchas

Justamente devido a presença do verniz, para manter o piso sempre bonito não é necessário lixar ou passar cera. A manutenção é quase zero. Fabio conta que basta passar um pano seco, vassoura ou aspirador de pó nas limpezas semanais. Em caso de mancha, o que é bem difícil de acontecer, é permitido um lixamento para recuperar o piso. Logo depois o recomendado é aplicar novamente o verniz. E qualquer problema no acabamento, a boa notícia é que os pisos de madeira natural da Novopiso vem com uma garantia de fábrica de 15 anos.

Tá esperando o que para dar uma nova vida para os seus pets? Entre em contato com a Novopiso, fone (41) 3308-7203.

Serviço: Novopiso
Endereço: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, nº 2355 - Batel, Curitiba - PR
Site: www.novopiso.com.br