Saiba como cuidar bem da visão e como prevenir seus olhos na terceira idade
Saiba como cuidar bem da visão e como prevenir seus olhos na terceira idade| Foto: Divulgação
  • Por Super Ótica São José
  • 11/12/2019 13:58

Os cuidados com a saúde visual na terceira idade são fundamentais para garantir uma boa qualidade de vida nessa fase tão importante. Os cuidados com a visão devem ser feitos regularmente, e não apenas com o avançar da idade.

Com o passar do tempo, algumas dificuldades começam a aparecer de forma natural como apresentar sintomas de olhos vermelhos, embaçados, dificuldades para enxergar e até mesmo dores de cabeça em virtude de problemas visuais.

O acompanhamento oftalmológico é essencial em qualquer momento. Por isso, a Super Ótica São José separou quais são as principais adversidades que a saúde visual pode passar na terceira idade e como evitar algumas delas.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença visual que costuma aparecer em pessoas a partir dos 40 anos, e que se não descoberta e tratada a tempo, pode causar até mesmo a cegueira na terceira idade.

Apesar de suas causas ainda serem desconhecidas, alguns fatores influenciam no desenvolvimento da doença, como:

  • Histórico familiar de glaucoma
  • Miopia descontrolada ao longo da vida
  • Pressão ocular elevada
  • Problemas circulatórios
  • Diabetes
  • Enxaquecas

Para garantir a saúde visual na terceira idade e evitar os sintomas do glaucoma, é necessário fazer os exames oftalmológicos anualmente, ou em casos mais avançados, a cada seis meses para prevenção da enfermidade.

Descolamento de retina

Este sintoma também é um dos mais graves relacionados à visão na terceira idade. Em casos mais extremos, também podem causar a perda definitiva da visão.

Se você não conhece, a retina é uma camada dos olhos responsável por captar todos os raios luminosos através do nervo ótico, levando essas informações até o cérebro para que as imagens sejam construídas.

Se a retina sofrer qualquer tipo de alteração, as células começam a sofrer, a retina fica sem nutrição e a cegueira pode acontecer repentinamente.

A melhor forma de se prevenir dessa doença também é o acompanhamento oftalmológico. Óculos com lentes de qualidade também ajudam a estabilizar alguns quadros.

Catarata

A catarata talvez seja a doença visual na terceira idade mais popular. Ela nada mais é que a nova opacidade da lente do olho. Ao longo do tempo, a visão começa a ficar mais opaca, criando uma camada acima do cristalino.

Após os 60 anos, a probabilidade de uma pessoa que não cuidou tão bem da saúde visual desenvolver esse tipo de sintoma é grande. Apesar da cirurgia da catarata ser simples, em alguns casos pode chegar a demorar mais de seis horas, se a camada de opacidade estiver totalmente ressecada.

Algumas medidas preventivas podem ser aplicadas para cuidar da saúde visual na terceira idade como:

  • Utilizar óculos de sol com frequência
  • Não expor sua visão a ambientes muito claros sem proteção
  • Usar colírios indicamos pelos médicos
  • Ter um alto controle de saúde

Lembre-se que apesar das dicas para a prevenção da saúde visual na terceira idade, é fundamental que o acompanhamento com o seu oftalmologista seja feito regularmente.

Para fazer um tratamento contínuo, conte com a Super Ótica São José, em Curitiba. Há mais de 50 anos, a empresa oferece os melhores produtos disponíveis no mercado com a excelência em atendimento.

Faça seu orçamento online de forma simples e descomplicada através do WhatsApp. Conte com quem sabe o que está fazendo.

Mais informações visite nosso Blog