Conheça melhor o que é a acuidade visual e o porquê da busca pela visão perfeita 20/20
Conheça melhor o que é a acuidade visual e o porquê da busca pela visão perfeita 20/20| Foto: Divulgação
  • Por Super Ótica São José
  • 10/01/2020 14:54

A acuidade visual é pouco conhecida do público geral com esse nome, mas certamente quem vai ao oftalmologista conhece este procedimento muito bem.

A acuidade visual, ou simplesmente intitulada com a sigla AV, nada mais é que a capacidade de identificar a forma e o contorno dos objetos. Esse exame é responsável por detectar a aptidão do olho para conseguir distinguir os detalhes especiais.

Muitas doenças podem ser diagnosticadas através deste exame. A enfermidade é diagnosticada apenas quando o nível de visão passa no “Normal”, mesmo que aconteça uma correção óptica. Neste caso, ela terá problema de acuidade visual, pela visão não ser considerada “perfeita”.

Por exemplo, pessoas que tenham miopia e astigmatismo e consigam enxergar sem qualquer dificuldade com o auxílio de óculos ou lente de contato, não possuem baixa visão, apenas dificuldade para enxergar.

Ou seja, mesmo que a pessoa continue tendo dificuldades para enxergar com óculos, significa que ela tem baixa visão.

Por isso, a Super Ótica São José tenta explicar neste artigo o que de fato é a acuidade visual e como entender um pouco melhor para conseguir obter a visão perfeita 20/20.

Como a acuidade visual pode ser medida?

A acuidade visual pode ser medida de diferentes formas. A mais comum é através de objetos de tamanhos diferentes em uma mesma distância do olho.

Geralmente esse exame oftalmológico acontece com a tabela de letras e números na parede do consultório. Neste momento, o médico já consegue ter uma noção se você tem complicações de baixa visão.

O teste é constituído em ver as letras que vão diminuindo gradativamente, com cada linha correspondendo a uma fração da acuidade visual. Se a pessoa tiver uma visão perfeita, ela terá a visão 20/20 estabelecida.

Como medir a acuidade visual?

A acuidade visual geralmente é marcada em formato de fração, por dois números na frente e dois atrás. Eles representam a distância entre quadro e paciente, e qual o número em que ele de fato consegue ler.

Ou seja, cada fileira da “Tabela de Snellen” contém um número específico. É importante que o oftalmologista vá fazendo o exame de forma gradual para saber de fato qual é a visão do paciente.

Uma pessoa considerada com a acuidade visual normal, ou a “visão perfeita” pode ser medida através da fração 20/20.

Na Super Ótica São José, você encontra diversos modelos de óculos para combinar com o seu rosto e o seu estilo, sem abrir mão da qualidade de lentes para serem extremamente funcionais durante o seu dia.

Sejam lentes de óculos de sol, lentes tradicionais ou lentes digitais, na Ótica São José você com certeza sairá com uma visão totalmente diferente das óticas em Curitiba.

Faça seu orçamento online de forma simples e descomplicada através do WhatsApp. Conte com quem sabe o que está fazendo.

Mais informações visite nosso Blog