Conheça os principais danos que os raios ultravioletas podem causar na visão do ser humano
Conheça os principais danos que os raios ultravioletas podem causar na visão do ser humano| Foto: Divulgação
  • Por Super Ótica São José
  • 10/01/2020 14:49

Todos nós sabemos que os raios ultravioletas são um dos maiores vilões da saúde do ser humano, se expostos a ele sem proteção ou por muito tempo ao longo da vida. Mas se o corpo necessita cuidados, a saúde visual também precisa de atenção específica quanto a este tema.

Principalmente durante a infância, o fator de exposição que ela terá diante dos raios ultravioletas podem se tornar extremamente nocivas para seus olhos, trazendo complicações severas posteriormente.

Conheça algumas doenças que podem afetar a saúde visual de uma pessoa ao longo da vida e como poder evitar a exposição excessiva de maneira simples e eficaz.

Cataratas

Uma das doenças mais conhecidas relacionadas aos olhos, a catarata pode ser ocasionada de maneira mais rápida em uma pessoa, se esta tiver um excesso de exposição ao sol sem proteção ao longo da vida.

Apesar de se manifestar apenas com a proximidade da terceira idade, se não tratada a tempo e de maneira correta pelo oftalmologista, pode levar a perda total da visão.

Entre as principais características da catarata, podemos encontrar uma grande dificuldade para enxergar à noite, visão embaçada, dificuldade para enxergar em ambientes com muita iluminação, cores desbotadas e círculos luminosos ao redor da luz.

Fotoqueratite

A fotoqueratite ocorre em ambientes capazes de refletir a luz solar como neve, piscina, praias, etc. Apesar de ser temporária, ela pode se manifestar a qualquer momento.

Entre os principais sintomas da fotoqueratite estão dores excessivas nos olhos, pálpebras inchadas, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e dificuldade para enxergar.

Câncer de pele

O câncer de pele pode aparecer em decorrência ao excesso de raios ultravioletas ao longo da vida costuma aparecer nas pálpebras, geralmente em tamanhos pequenos.

O câncer dos olhos também pode aparecer do lado, utilizando as regiões próximas a sobrancelhas. Neste caso, é muito comum que algumas manchas fiquem a mostra no canto dos olhos e na face.

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

Esta doença é talvez uma das mais severas em relação ao excesso de raios ultravioletas em que o corpo é exposto ao longo da vida. A Degeneração Macula Relacionada à Idade afeta exatamente a mácula. Ou seja, a parte do olho onde os detalhes são vistos.

Ela costuma aparecer em pessoas acima de 55 anos e um dos principais sintomas são a visão desfocada e o desconhecimento de rostos. Apesar da DMRI não ter cura, é possível diminuir o seu avanço se descoberta a tempo.

Como cuidar da saúde visual?

Apesar de parecer óbvio, o método mais simples e eficaz ainda hoje para poder proteger sua saúde visual dos raios ultra violeta, ainda é utilizando os óculos de sol.

Atualmente muito usados como simples acessórios, eles são fundamentais para bloquear os danos da exposição a claridade ao longo da vida.

Na Super Ótica São José, você consegue encontrar diferentes modelos e ter uma assessoria completa sobre qual é o modelo mais indicado para você. Faça já o seu orçamento online clicando aqui e receba o resultado em até 24h. Cuide da sua saúde visual com quem já sabe cuidar de você.