Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Água no trabalho é essencial não apenas para a saúde dos colaboradores, como também para seu desempenho cognitivo e produtividade
Água no trabalho é essencial não apenas para a saúde dos colaboradores, como também para seu desempenho cognitivo e produtividade| Foto: Shutterstock
  • Por Ouro Fino
  • 12/08/2021 15:26

Beber água é uma questão de sobrevivência e também de bom funcionamento do nosso corpo. A sensação de sede é nosso organismo sinalizando que está desidratando -— isso significa que diversas funções comuns do dia a dia começam a ser prejudicadas.

Desse modo, é sensato acreditar que existe uma relação entre a oferta de água mineral nos ambientes de trabalho e a produtividade dos colaboradores. Um organismo que não está hidratado não consegue dedicar atenção total ao trabalho, ainda mais quando este exige concentração.

Contudo, mais do que uma afirmação lógica, já existem diversos estudos científicos que encontraram relações entre a hidratação e o desempenho cognitivo.

Uma pesquisa de 2012, das universidades de East London e Westminster, constatou que os estudantes que beberam águaantes das provas tiveram um desempenho 5% melhor. Segundo um dos autores, beber água pode aliviar a ansiedade e ter um benefício psicológico sobre o desempenho cognitivo.

Outro estudo, publicado no Journal of Cerebral Blood Flow & Metabolism em 2014, observou que mesmo uma desidratação leve pode afetar o fluxo sanguíneo ligado à atividade cerebral e, por consequência, reduzir a concentração em diversas tarefas. Desse modo, os autores do estudo sugeriram que deixar de beber água — mesmo que graus leves de desidratação — pode ter grande impacto na produtividade.

Em vista disso, há muitas razões para acreditar que a disponibilidade de água potável no ambiente de trabalho, de modo que as pessoas possam se manter hidratadas durante toda a jornada, é algo importante para a produtividade. Afinal, beber água todos os dias é essencial para a saúde — e estar com a saúde em dia auxilia no nosso rendimento profissional.

Siga o perfil das Águas Ouro Fino no Instagram e receba dicas de saúde

É importante ter água sempre por perto (uma garrafa na sua mesa, por exemplo) e beber entre 35 a 50 ml por quilo de peso todos os dias
É importante ter água sempre por perto (uma garrafa na sua mesa, por exemplo) e beber entre 35 a 50 ml por quilo de peso todos os dias | Shutterstock

Fornecer água potável é obrigatório (e faz bem)

Também é importante observar que o fornecimento de água potável é obrigatório para as empresas. É exigência da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que os empregadores forneçam, pelo menos, 250 ml de água potável e fresca por hora/homem.

Além disso, a Norma Regulamentadora 18 (NR 18), de segurança no trabalho, determina que as indústrias forneçam uma fonte de água potável para cada 25 trabalhadores. Já a NR 20, para empresas, estabelece um bebedouro para cada 50 colaboradores. Se as exigências não forem cumpridas, a empresa está sujeita a sanções legais.

Mas, além de ser uma exigência legal, é interessante ter sempre em mente que beber água faz bem para todos, seja na empresa ou fora dela. Então, considerando que passamos boa parte do dia trabalhando, torna-se importante ter acesso à água potável no local de trabalho.

Além do desempenho cognitivo, beber água é essencial para outros aspectos da saúde e, como o bom funcionamento dos rins, a hidratação da pele e a digestão. Beber água pode contribuir até para o sono, uma vez que a melatonina e a serotonina (neurotransmissores que regulam essa função), são produzidos no intestino, que precisa estar bem hidratado. Todos sabemos que uma noite bem dormida é essencial para a produtividade, não é mesmo?

Para terminar, outro benefício indireto é que beber água no trabalho obriga a pessoa a se manter ativa, seja para encher a garrafinha ou ir ao banheiro. Nesse momento, é possível dar uma caminhada, tirar um pouco o foco da atividade, movimentar as pernas e a circulação, para voltar com mais concentração.

Sendo assim, abastecer sua empresa com água de boa qualidade — como as águas Ouro Fino — é um investimento importante na produtividade dos colaboradores.

As águas Ouro Fino contam com opções de diversos tamanhos, além do garrafão de 20 litros, ideal para empresas. Os produtos podem ser adquiridos no varejo, na loja física em Curitiba, além da loja virtual Ouro Fino.

Abasteça sua empresa com água mineral Ouro Fino também na loja virtual