• Por Ouro Fino
  • 02/07/2020 18:42

Para preservar a água é preciso fazer mais do que apenas economizar na hora do banho. É necessário investir em produtos que tenham iniciativas capazes de cuidar do meio ambiente.

Esse cuidado é importante porque a flora é o elemento essencial na preservação da pureza da água, na recarga de rios, lagos e lençóis freáticos, que são denominados de corpos hídricos. As florestas permitem que a água se infiltre no lençol freático com mais facilidade, e suas raízes filtram os poluentes encontrados no solo.

Mata Atlântica – Coração do Brasil

Segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica, a Mata Atlântica é um dos grandes biomas brasileiros e uma das florestas mais ricas em diversidade de vida no planeta. A floresta se estende por aproximadamente 15% de todo o território nacional e aproximadamente 72% da população brasileira vive nessa região.

No passado, a floresta chegou a atingir 1,3 milhão de quilômetros quadrados, mas com o desmatamento e a ocupação urbana, essa área foi reduzida a 29%. O Ministério do Meio Ambiente afirma que a Mata Atlântica abriga aproximadamente 20 mil espécies de plantas. Dessa parcela, 8 mil são endêmicas, ou seja, espécies que não existem em nenhum outro lugar do Planeta.

A floresta é também a mais rica do mundo em diversidade de árvores. Seja nas cidades ou em áreas rurais a mata protege o clima, regula a vazão dos rios e ajuda a evitar enchentes. Além disso, seu solo fertiliza e serve como filtro para poluentes e muitas outras funções.

É na Mata Atlântica que se encontra a Estância Hidromineral Ouro Fino, que protege com um vasto cinturão verde com mais de 6 milhões de metros quadrados.

Águas Ouro Fino

Consciente que depende da natureza para sobreviver e que todas as formas de impactos ambientais causam consequências, a empresa Águas Ouro Fino busca promover o uso sustentável dos recursos naturais. A empresa preserva um cinturão verde com mais de 6 milhões de m², desenvolvendo iniciativas voltadas para a preservação da mata nativa, reflorestando e também conservando a fauna e flora.

O cinturão verde repõe aproximadamente quatro vezes mais água para a natureza do que a empresa utiliza em seus processos. As iniciativas também protegem a água de potenciais poluentes, garantindo a qualidade na origem.

Além disso, a Ouro Fino possui uma parceria com o IAT (Instituto Água e Terra) cuidando de animais silvestres resgatados, vítimas de maus-tratos ou acidentes, que ficaram debilitados e não podem retornar a natureza. Os animais recebem todo o cuidado necessário por profissionais especializados.