Conheça os diversos processos de maturação da carne e onde encontrar as melhores peças em Curitiba
| Foto: Apparatus
  • Por Ox Room Steakhouse
  • 06/02/2020 15:30

Nada melhor do que entrar em um restaurante e ser servido com  carnes de extrema qualidade e sabor marcante não é mesmo? Hoje em dia, a alta gastronomia exige que os processos na preparação da carne, sejam os mais rigorosos possíveis. E é daí que vem o processo de maturação da carne, feito com altíssima qualidade, pela Ox Room Steakhouse.

A maturação pode ser definida como uma arte, como pintar uma tela: é preciso estar atento aos detalhes do corte, ter paciência pois é um processo que leva tempo para ser trabalhado. Esse é o grande diferencial da maturação, porque ela deixa a carne tão macia e saborosa, de forma natural que as enzimas que já existem no animal atuam com mais tempo nas fibras e promovem uma sequência de transformações na peça, deixando-a com o sabor mais concentrado.

Esse processo é essencial que ocorra logo após o abate e corresponde ao tempo de espera adequado para garantir as características específicas da carne de forma a torná-la apta ao consumo. A maturação consiste em dois métodos: o wet age e o dry aged.

Wet aged, que traduzindo ao pé da letra, significa maturação úmida.  Nela, as carnes são embaladas a vácuo e resfriadas entre 8 e 90 dias quando o vácuo feito em frigorifico, conservando a umidade. A técnica permite que as enzimas presentes no interior dos músculos quebram as proteínas da carne fazendo com que sabor fique bem concentrado.

Dry aged é o processo de maturação a seco, que leva no mínimo 35 dias, no qual a carne in natura descansa em temperatura, umidade e ventilação controladas e vai perdendo líquido.

| Arquivo pessoal da casa

Butter Steak: Em questão de inovação, a Ox, também tem um processo com manteiga, onde a maturação é interrompida em um determinado período e a carne é coberta com manteiga da melhor qualidade para depois continuar com a maturação por mais 35 dias. Assim, a carne fica mais macia além de ter um sabor amanteigado e único.

A carne, como elemento essencial do restaurante necessita de um cuidado muito especial, isso faz com que a Ox Room Steakhouse se diferencie de uma churrascaria convencional. É um restaurante de alta gastronomia, com um lounge bar, drinks de autoria própria e um atendimento diferenciado, localizada no bairro do Batel, em Curitiba, oferece uma proposta irreverente de servir carnes na brasa. São cortes especiais que deixam um gosto de quero mais.

Com capacidade para até 250 pessoas, a Ox Room Steakhouse é dividida em três ambientes com diversos tamanhos de mesas. Inspirado nas steakhouses dos Estados Unidos, a Ox Room Incluir, traz um ambiente descontraído que atende a todos os públicos e tem o objetivo de levar uma experiência gastronômica inovadora com uma comida incrível e super agradável.

Todas as carnes são certificadas das raças de gado Angus com textura e sabor inigualável, além de alto grau de marmoreio trazidos diretamente do Sul do país para serem selecionadas, manipulados e os cortes são elaborados, e porcionados à  vácuo dentro da própria casa. Isso mesmo! Você escolhe o seu corte e como quer a sua carne.

Contatos e Localização - Faça já sua reserva!
Ox fica na Alameda Dom Pedro II, 390 - Batel, Curitiba
Telefone: (41) 3039-4577
Instagram: @oxroom_steakhouse
Site: www.oxsteakhouse.com.br/