A PR Marble & Granite é a loja do PR Grupo Paraná nos EUA.
A PR Marble & Granite é a loja do PR Grupo Paraná nos EUA.| Foto: Divulgação
  • Por Paraná Granitos
  • 21/05/2021 18:02

O setor de rochas ornamentais cresceu muito ao longo das décadas, e o Brasil tem se destacado no mercado internacional.

Segundo a Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas), o Brasil ocupa a 4ª posição de países que mais produziram pedras naturais em 2018, sendo responsável por 7% da produção mundial do setor.

Esse crescimento do mercado está entrelaçado à história do PR Grupo Paraná, que nasceu nos anos 60 e começou a exportar mercadoria para os Estados Unidos na década de 90. Hoje, a empresa tem uma filial em Tampa, Flórida, sudeste dos Estados Unidos, desde 2015, e segue expandindo os negócios pelo território americano.

“Nós percebemos uma abertura e, após conversar com os nossos contatos locais, avistamos que teríamos uma oportunidade no território americano de facilitar o comércio para os clientes”, afirma o diretor da operação nos EUA, Peterson Reksiedler.

Por conta do aumento da procura por materiais naturais de tonalidade clara e alta resistência, a empresa se destacou, ganhando confiança e credibilidade do mercado norte-americano, oferecendo os quartzos dolomíticos brancos das jazidas do Grupo, principalmente Montecristo PR (Monte Cristo PR) e o Montoro PR (Macchia Oro PR).

A empresa pretende expandir seu espaço em Tampa, na Flórida.
A empresa pretende expandir seu espaço em Tampa, na Flórida.| Divulgação

Com a sede batizada de PR Marble & Granite, a ideia principal da unidade de Tampa é levar os produtos para atender com maior eficiência e rapidez os estados adjacentes à Flórida, incluindo costa Leste, Central e meio Oeste, em volumes menores que um container — o que não era possível quando a venda era feita direto da unidade do Brasil.

A sede em Tampa é também um ponto estratégico de logística e apoio comercial para as demais regiões.

“A logística é muito eficiente. Com a sede em Tampa, nós conseguimos carregar um caminhão e mandar para Denver, no Colorado, que fica a mais de um dia de distância, e o cliente tem o produto na prateleira em dois dias. É muito rápido”, conclui o diretor.

Com o sucesso da unidade, que completa seis anos em 2021, a intenção é expandir ainda mais. Além de alcançar outros estados com os produtos próprios, o PR Grupo Paraná também está estabelecendo parcerias para comercializar materiais de empresas brasileiras.

São mais de 35 anos no mercado de rochas ornamentais, com ascensão nacional e internacional, beneficiando e distribuindo mármores e granitos de alta qualidade.

O PR Grupo Paraná começou a exportar para o mercado internacional nos anos 90.
O PR Grupo Paraná começou a exportar para o mercado internacional nos anos 90.| Divulgação

“Nós queremos crescer. Pretendemos comprar um depósito e aumentar nossa sede no comércio exterior. Temos muito orgulho do que já construímos até aqui e sabemos que podemos chegar ainda mais longe”, finaliza Peterson.