• Por Philodendron Paisagismo
  • 11/10/2019 21:11

Ter uma piscina em casa é o sonho da maioria das pessoas.

Tanto pelo clima brasileiro, quanto pelos momentos de diversão que ela proporciona, é um pré-requisito para uma casa valorizada.

No entanto, não basta apenas fazer a instalação no local determinado para que agregue valor. Existe um processo para que o espaço ganhe o aconchego e o ar lúdico que se espera.

É nesse momento que o paisagismo faz sua mágica. Com uma decoração cheia com delicadeza, cuidado e muito estudo, um local simples ganha um ar luxuoso.

Veja as principais dicas para que o paisagismo na piscina torne seu espaço ainda mais especial!

Paisagismo na piscina pede estruturas em madeira!

Estruturas em madeira como decks ou pergolados compõe um belo visual para ambientes externos naturalmente.

Mas com as piscinas, esse tipo de decoração ganha um requinte ainda maior.

A empresa de paisagismo Philodendron Paisagism, com sede em Curitiba, usa e abusa desse conceito nas suas produções.

Criada em 1972 por Delmiro Bentz, atualmente sobre a direção dos paisagistas Nadia Bentz e Vanderlan Farias, que são responsáveis pelos mais variados projetos e execuções.

Como, por exemplo, o projeto realizado durante a Casa Cor 2004, onde demonstraram como pequenas construções em madeira tornam o ambiente mágico!

Na ocasião, um deck foi estruturado na beira de uma piscina redonda, para tornar o espaço ainda mais diferenciado. Também foi elaborado um painel de bambus o que deu um ar rústico ao ambiente.

Para finalizar, iluminações foram colocadas de forma estratégica para destacar os pontos certos.

Esse é o poder desse tipo de decoração em ambiente com piscinas.

Mas vale fazer uma observação: É importante que a madeira utilizada seja de qualidade e devidamente tratada, para que a umidade não comprometa a estrutura.

Por esse motivo, é essencial o acompanhamento profissional.

Use e abuse das plantas

Plantas são uma ótima forma de decorar qualquer ambiente. Sua versatilidade e manutenção econômica são um dos pontos positivos.

Mas, é possível encaixar plantas em qualquer tipo de projeto?

Sim! Não importa o visual de sua piscina. Se ela é moderna, ou se é clássica. De azulejos ou fibra. Para qualquer tipo de ambiente as plantas são ótimas opções decorativas.

Mas antes de começar a sonhar com seu projeto, existem algumas dicas que precisam ser seguidas ao decidir a planta ideal. Preste atenção:

  • Escolha plantas com raízes curtas, para não danificar sua piscina no subsolo;
  • Opte por aquelas que percam as folhas apenas durante um período específico do ano;
  • Plantas com folhas grandes são melhores;
  • Não use plantas com espinhos.

Preste atenção nesses cuidados na hora da escolha, assim, é possível evitar “dores de cabeça” com manutenção, limpeza ou pior, com danos na própria piscina.

É o caso da Figueira (Ficus macrophylla) ou a palmeira areca-bambu (Dypsi lutescens), que com as grandes raízes exercem uma pressão capaz de prejudicar muretas e toda estrutura do ambiente.

Um profissional capacitado já sabe calcular todos esses detalhes e analisa a melhor opção diante do seu caso específico. Isso inclui também os cuidados com a planta, qual harmoniza melhor com a arquitetura da construção e estudar possíveis formas de conter seu crescimento ou raízes. Agora, com nossas dicas, ficará mais fácil ter um espaço incrível exatamente como sonhou!